As Aventuras de Billy

Associação Lageana de Escritores


Falar de Salete Aparecida Bueno Oliveira Fochezatto leva- me refletir sobre a importância do mundo infantil, do ambiente em que vivem as crianças, desvelando facetas muitas vezes despercebidas no cotidiano.
Salete Bueno assim conhecida pelos amigos cresceu entre quatro irmãos, com brincadeiras longe dos computadores e vídeo – games... Foi nesse ritmo de vida que ela buscou o bom humor que surgiu na primeira infância para encantar-se junto ao mundo da fantasia.
Salete aprendeu as primeiras letras no Colégio Estadual “Valentim Gonçalves Ribeiro,” o seu primeiro trabalho foi de babá. Foi nesse trabalho que ela retirou à lição de vida que além da prioridade de cuidar de criança se implica a importância da “Fábula” retratada pelos livros infantis.
Mas somente após o casamento com Vanderlei Fochezatto e a chegada do seu único filho Victor Fernando, o seu maior inspirador, ela escreveu o primeiro livro “As Aventuras de Billy”,uma história verdadeira de um gatinho de estimação que após viver três anos na Fazenda com total liberdade de passear e brincar perseguindo as borboletas,passarinhos,lagartos...Arrumou uma namorada, Mini, ela teve lindos filhotes. De repente tudo foi lhe retirado e sua Dona o trouxe para morar na cidade grande.
Os perigos estavam por todos os lados e a saudade da fazenda e de Mini o entristeceram. Billy decidiu retornar à fazenda e reviver a sua maior aventura. Esse livro teve grande êxito nas escolas e foi um presente para os leitores mirins, ano de 2005.
Com todo sucesso e o carinho recebido pelo seu primeiro livro- a escritora Salete apaixonada por crianças mergulhou em novos enredos para expressar os sinuosos e belos encantos desta história que uniu verdades com a fantasia e entregou ao seu público em setembro de 2006 o livro: As Aventuras de Billy II –“A Jornada”.
Atendendo vários pedidos de seus admiradores, Salete lançou: As Aventuras de Billy III- “Surpresa”,a continuação dos anteriores livros uma mescla da fantasia com o real- a fauna e a flora- fabulando conversas dos animais entre si e salvando a natureza,o bem mais precioso que a humanidade necessita ,embora , muitas vezes não respeitam...
É louvável o trabalho de criatividade da autora, pois na sociedade atual, tão massificado por valores competitivos, além das bonitas mensagens transmitidas, de forma prazerosa, ao público infantil, ela esta contribuindo muito para o bom e necessário hábito da leitura, tão importante no início da escolaridade.
A escritora Salete está com o seu quarto livro em fase final “Conto de Natal”, uma história surpreendente no mundo da imaginação. Certamente será um maravilhoso presente ao seu público de todas as idades. Nossa escritora não tem medo de mergulhar em caminhos para expressar os mais sinuosos e belos contos infantis, essa trilha do saber.
Salete é natural de Monte Castelo, SC. Em 1984, Lages recebeu esta escritora anônima para enriquecer a Cultura Lageana.
Associou-se a ALE - Associação Lageana de Escritores ano de 1998.
Já participou de cinco Antologias da ALE com contos e poesias.
Seu nome esta presente nos anais da Academia Catarinense de Letras, dentre os autores que escrevem em Santa Catarina.
Seus livros trazem referencias aos clássicos da Literatura Infantil. Salete já tem outros livros escritos, aguardando patrocínio.
Está participando da Antologia- Encontro de Escritores -Alfredo Wagner/SC.
A escritora Salete simplifica seus sonhos em um somente percurso : escrever sempre e correr atrás dos seus ideais sem medo de tropeçar, despertados pela profundidade e pela pureza de antes de tudo - seu amor pelos “Baixinhos”.
Espero que muitos respingos culturais aflorem sua mente e que seus livros cheguem a outras cidades brasileiras ou quem sabe em todo o mundo!
Você é incansável nesta luta literária certamente colherás frutos louvaminháveis. Parabéns!



Por Associação Lageana de Escritores (ivonedaura@gmail.com)
Ivone Daura é Sócia da ALE e Presidente da ALB Lages - Academia de Letras do Brasil.



Links Patrocinados

Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:
Sol com muitas nuvens. Pancadas de chuva à tarde e à noite.


MÁX: 24°C  MIN: 16°C
veja a previsão completa