Congresso de Educação de Lages atrai palestrantes renomados


Categoria Educação
Publicado em 08/07/2016




Seguem abertas, até o dia 22 de julho, as inscrições para o 11° Congresso de Educação do Município de Lages, que será realizado nos dias 28 e 29 de julho, no Centro Serra. Interessados podem se inscrever através do site da Secretaria de Educação, no endereço http://www.educacaolages.sc.gov.br/, ao valor de R$ 60,00. A grande expectativa é para as atrações do evento, que assim como todos os anos contará com profissionais renomados no cenário da educação brasileira e até internacionalmente.

Entre os destaques está Roberto Carlos Ramos, o primeiro a subir ao palco, e Gabriel Chalita, que encerra o Congresso, sendo este um dos mais esperados. Roberto é pedagogo, mestre em Educação pela Unicamp, pós-graduado em Literatura Infantil pela PUC-MG, membro da Associação Internacional dos Contadores de Histórias e Valorizadores da Expressão Oral Mundial, sediada em Marselha, na França. Foi eleito como um dos dez maiores contadores de histórias da atualidade, em Seatle, nos Estados Unidos. Ele falará sobre a “Pedagogia do amor”.

Gabriel Chalita traz o tema “Educar para conhecer e transformar o mundo”. Ele é graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, também em Filosofia pela Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras de Lorena, mestre em Ciências Sociais, mestre em Direito, doutor em Comunicação e Semiótica. É membro da Academia Paulista de Letras, membro da Academia Brasileira de Educação e Membro da União Brasileira de Escritores (UBE). Atualmente é secretário municipal de Educação de São Paulo.



Mais de dois mil congressistas

São esperados mais de dois mil profissionais da educação e interessados pelo tema, considerando que o evento já é tradicional na cidade e atrai público de todas as regiões, inclusive de outros Estados. Todos os congressistas recebem certificado de participação, com um total de 20horas de capacitação. O tema deste ano é “Inquietudes e desafios – uma reflexão sobre o processo de educação”.

Para a secretária de Educação, Leni Coelho Granzotto, o Congresso é uma forma de oportunizar aos professores momentos de reflexão e qualificação na carreira. “Todos os anos o evento atrai milhares de interessados, de todas as regiões. Acredito que nesta edição não será diferente, pois teremos palestrantes de excelência”, diz.



Quem são os palestrantes

Dulce Magalhães: é uma das dez mais requisitadas palestrantes do Brasil. Filósofa, educadora, pesquisadora, escritora e palestrante. Há 25 anos trabalha com processos de mudança e aprendizagem. PhD em Filosofia com foco em Planejamento de Carreira pela Universidade Columbia (USA). Mestre em Comunicação Empresarial pela Universidade de Londres, Inglaterra.

Gabriel Chalita: revelou-se escritor já aos 12 anos, quando publicou seu primeiro livro. Hoje, tem uma obra composta por mais de 70 títulos. Doutor em Filosofia do Direito e em Comunicação e Semiótica, deu início à carreira política aos 19 anos, como vereador e presidente da Câmara Municipal de Cachoeira Paulista. Exerceu os cargos de Secretário da Juventude, Esporte e Lazer e de Secretário da Educação do Estado de São Paulo. Por dois mandatos foi vereador nessa cidade e deputado federal, eleito com mais de meio milhão de votos.

Roberto Carlos Ramos:pedagogo, mestre em Educação pela Unicamp, pós-graduado em Literatura Infantil pela PUC-MG, membro da Associação Internacional dos Contadores de Histórias e Valorizadores da Expressão Oral Mundial, sediada em Marselha, na França.

Foi eleito como um dos dez maiores contadores de histórias da atualidade, em Seatle, nos Estados Unidos. É uma exceção nas estatísticas brasileiras. Viveu dos 6 aos 13 anos de idade longe da família, como interno da Febem. Analfabeto, usou drogas e roubou nas ruas de Belo Horizonte. Teve 132 fugas registradas no seu prontuário e foi considerado um caso irrecuperável. Sua história de vida inspirou o diretor Luiz Vilaça em seu filme “O Contador de Histórias”.

Pedro Demo:graduado em Filosofia e doutor em Sociologia, com pós-doutourados na Alemanha e Estados Unidos. Pesquisa principalmente a questão da aprendizagem nas escolas públicas por conta dos desafios da cidadania popular. No Ministério da Educação foi Secretário-Geral Adjunto de 1979 a 1983 e Diretor Geral do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), de 1984 a 1985. Recebeu homenagens nacionais e internacionais. É autor de 100 artigos completos em periódicos e de mais de 70 livros.

Neide Martins Arrias:possui mestrado em Educação e doutorado em Didática, ambos pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc). Avaliadora institucional do Ministério da Educação (MEC) desde 2002, tendo participado de várias comissões.

Zita Lago: PhD em Educação, professora e filósofa especialista em Ética e Filosofia Política pela UFPR. Possui mestrado em Educação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1994) e doutorado em Educação pela Wisconsin Univerity (1999). Autora de 13 livros na área educacional e filosófica com mais dois livros a serem lançados. Orientadora de pesquisas stricto-sensu em universidades brasileiras, argentinas, chilenas e portuguesas.

Max G. Haetinger:mestre em Educação, especialista em Criatividade, Tecnologias Aplicadas na Educação e psicopedagogo. Palestrante e autor de vários livros. Cursou a Escola Superior de Educação Física, Faculdade de Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Economia da PUC-RS. Autor dos livros Criatividade – Criando Arte e Comportamento; Informática na Educação – Um olhar criativo e Universo Criativo da Criança.

Fonte: Prefeitura de Lages



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 20°C  MIN: 7 °C
veja a previsão completa