Atleta treina forte em busca de disputa no Mundial do Havaí


Categoria Esporte
Publicado em 14/07/2016




O atleta Fernando dos Santos, considerado o ironman da Serra catarinense, esteve na prefeitura na tarde desta quinta-feira (14). O esportista participa de competições de duathlon (corrida e pedalada) e triathlon (natação, corrida e pedalada). A finalidade da visita foi promover seu trabalho no esporte, levando o nome de Lages a outros cantos do Estado e do Brasil, principalmente em 2016, quando Lages celebra 250 anos de fundação.

O lageano tem 34 anos, é solteiro, mora no bairro Universitário e trabalha como professor técnico na unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Seis anos atrás, quando pesava 100 quilos, acendeu-se a luz do alerta relacionado aos cuidados com a saúde e Fernando partiu para a prática de meios alternativos de resgate da qualidade de vida, tornando rotina, no dia a dia, hábitos simples que fizeram a diferença para que chegasse aos atuais 75 quilos.

Seu estilo de vida foi alterado quando percebeu a frequência de cansaço e o que chama de preguiça de desempenhar determinadas tarefas. No mês passado ele foi homenageado na Câmara de Vereadores por sua dedicação e foco. Fernando já disputou ciclismo na subida da Serra do Rio do Rastro, travessia a nado por oito quilômetros em Bombinhas, duas provas do Ironman em Florianópolis - natação no percurso de 3.800 metros, corrida de 42 quilômetros e pedalada por 180 quilômetros, entre outras provas. Ele coleciona medalhas, das quais tem orgulho pelo suor derramado em buscá-las.

Disciplinado, treina rigorosamente sozinho todos os dias da semana, das 6h às 12h, pois trabalha nos períodos vespertino e noturno. Para manter a forma e a saúde, com bom desempenho dos pulmões e coração, e satisfatória pressão arterial, mantendo-se longe dos fatores causadores de diabetes, colesterol e hipertensão, Fernando regulariza a alimentação a cada três horas. Eliminou do cardápio frituras, chocolate e refrigerante. Mantém e aconselha um cotidiano baseado em grandes quantidades de líquidos.



O que tem na agenda

Suas próximas provas serão de trechos curtos. No começo de agosto a disputa será em Caiobá, no Paraná, onde concorrerá no triathlon de distância olímpica, com natação de 1.500 metros, corrida de dez quilômetros e pedalada de 40 quilômetros. Em outubro estará em Balneário Camboriú, quando disputará na natação de 750 metros, corrida de cinco quilômetros e pedalada de 20 quilômetros. Por fim, em dezembro, o Meio Ironman, em Florianópolis, será disputado por Fernando nos 1.900 metros de natação, 21 quilômetros de corrida e 90 quilômetros de bicicleta.

Caso conquiste uma classificação dentro dos 15 primeiros lugares em Florianópolis, conseguirá vaga para o Mundial em 2017, em Kona, distrito da grande ilha do Havaí. “Visitei a prefeitura por acreditar que o poder público pode auxiliar os atletas e, por resultado, estimular o esporte dentro das famílias, pois hoje as crianças e adolescentes ficam muito tempo fechados dentro de casa com seus brinquedos tecnológicos, sem ter noção do prazer e dos benefícios do esporte, com sua movimentação e amor à natureza quando praticado ao ar livre”, conclui.

Ele pretende compartilhar sua experiência e suas lições em escolas e eventos através de palestras. “Hoje só se fala em fast-food e facilidades, como o videogame, diversas horas por dia. A obesidade atinge a população na tenra idade. Precisamos mudar essa realidade”, finaliza.

Fonte: Prefeitura de Lages



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 26°C  MIN: 16°C
veja a previsão completa