Livro que trata do teatro em Santa Catarina é lançado no Marajoara


Categoria Cultura
Publicado em 14/07/2016




O araranguaense Jairo Maciel escolheu um dos locais mais simbólicos em Lages para lançar sua obra Teatro Catarina – 15 Anos. O evento ocorreu nesta quarta-feira (13) no Marajoara. No encontro, que reuniu artistas e amigos do escritor, o bate-papo sobre a arte foi o que predominou.

No livro, Jairo Maciel, o homem do teatro catarinense, reconstitui e expõe a sua visão das lutas da classe teatral de seu Estado ao longo das décadas de 1970 e 1980, período dafundação da Federação de Teatro de Santa Catarina (Fetesc), posteriormente Federação do Teatro Amador (Fecata) e da Federação Catarinense de Teatro (Fecate).

De presença ativa e participação direta nos fatos narrados, Jairo propõe com sua obra uma reflexão sobre os meios necessários para que a atividade teatral se expanda e fortaleça. Ele também narra a necessidade de afirmar um ideal coletivo para compor um todo favorável aos teatros catarinenses, enveredando para a historiografia do teatro amador brasileiro.

Jairo lembra que Lages teve papel central na história, sendo, à época, um dos eixos de produção teatral amadora do Estado. “A cidade chegou a ter mais de dez grupos atuantes e diversos protagonistas que compunham as federações criadas naquele período”, recorda.

Oartista cita a atuação de Nelson Furmiga e o Grupo Choupana, Guigui Fernandes no Grupo Menestrel Faze-Dô e dos atores Lota Lotar Cruz e Marco Neto, no período que participou da diretoria e das mobilizações da Fecata. O livro também foi lançado em Joinville. Ainda neste mês será apresentado nos municípios de Laguna e Itajaí. Teatro Catarina - 15 anos está à venda no Museu Thiago de Castro a R$ 40,00.



Sobre o autor

Jairo Maciel é ator e diretor, doutor em direção teatral pela Escola de Comunicação e Arte (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). Professor titular na Faculdade Paulista de Artes (FPA) nas disciplinas de interpretação, laboratório de montagem, cenografia, didática e política de legislação educacional. Constam em seu currículo quase 100 montagens teatrais, sendo 17 de sua autoria, 12 adultos e cinco infantis. Em 1994 editou, em Nova York, o livro de contos A Traveller’s Road. Desenvolve pesquisa artístico-pedagógica com foco no teatro físico e o grotesco no teatro junto ao Grupo Caminhando, que atua desde 1982, em Joinville.

Fonte: Prefeitura de Lages



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 22°C  MIN: 17°C
veja a previsão completa