O piloto off-road que tornou o hobby em grandes negócios


Categoria Economia
Publicado em 27/07/2016




Difícil encontrar o lageano que nunca ouviu falar em Gustavo Gugelmin, o piloto e navegador em competições off-road nos lugares mais inóspitos do mundo, campeão mundial em rallies de alta velocidade. Contudo, se conhece quase que somente o seu lado esportista. Mas uma nova face do homem de 33 anos se revela. O empreendedorismo está cada vez mais à flor da pele do esportista que transformou um hobby em negócios. Gustavo é lageano e participou de corridas de rallie (ou, rally) no Brasil como piloto e há quatro anos foi convidado a atuar como navegador.

Há cerca de dez anos está apostando na carreira de empreendedor, com as empresas Tecmin Importação e Acessórios 4x4 (a primeira), Tecmin Motors (três anos) e Tecmin Publicidade e Impressão Digital (um ano). O carro-chefe é o ramo de distribuição de peças off-road, todas criadas por seu próprio dinamismo. Todas têm sede no bairro São Cristóvão, em prédio próprio, onde funcionam seus setores administrativo e financeiro. Já a estocagem está na avenida Corina Caon, no Jardim Cepar.

As empresas dão oportunidade de trabalho a 12 pessoas. Está em fase de tratativas o surgimento de mais um negócio de Gugelmin, mantido em sigilo por seu estágio embrionário. Os produtos são distribuídos para o Brasil inteiro, sendo cerca de 80 clientes espalhados pelo país.

A Tecmin atende a Ford do Brasil e todas as concessionárias Troller. São fornecidos guinchos, para-choques, protetores, faróis e engrenagens. A Tecmin é a distribuidora exclusiva das marcas Warn (guinchos), ARB (blocantes para diferencial), Hi-Lift (alavancas), Kanati (pneus), Superwinch (guinchos) e Come-Up (guinchos). Para se ter ideia, a Warn domina 60% do mercado mundial.

A empresa Tecmin cresce em índices acima do esperado, em média, 10% ao ano. Vende para os governos, bombeiros, IBGE, Exército, indústrias e linha aeronáutica. Gustavo é o filho mais velho de dois. Sua irmã Paula, advogada, foi convidada para largar tudo e fazer parte da empresa. Ela aceitou há três semanas e é responsável pela parte de desenvolvimento de produtos.



“Vejo Lages crescendo”

A veia empresarial foi herdada de seu pai, hoje com 61 anos. A família foi proprietária da concessionária Fiat e da locatária de veículos Localiza. “Vejo Lages crescendo e estou contente em presenciar a tomada de frente, por parte de jovens, de empresas e em cargos de liderança e decisão no poder público, o que nos anima. Há uma afinidade e isso nos dá fôlego e empolgação em querer evoluir cada vez mais e ajudar nossa cidade”, pontua.

O empresário reconhece estar Lages vivenciando um bom momento econômico e de desenvolvimento. “A operação de voos no aeroporto traz novidades e gente do Brasil inteiro para cá. Traz concorrência, o que também é bom, pois faz o empresário se mobilizar. Lages está agora de volta ao cenário nacional. Estava um pouco de lado por não contar com uma conexão de voos com o mundo, facilitando sua logística”, diz.



Voos comerciais

Especificamente para as empresas Tecmin, Gustavo Gugelmin avalia as atividades da Azul Linhas Aéreas como “excelente”. “Trabalho com importação e tenho de estar em contato com os Estados Unidos, além de ter reuniões em São Paulo; o voo agiliza toda essa questão. Estou em Lages pelos aspectos logístico, de mão de obra e negócios da família que estão sob meus cuidados”, relata.

Ele faz cerca de dez viagens internacionais por ano por conta dos rallies ou dos negócios, além das nacionais. “Com os voos diretos da minha terra eu ganho dias de trabalho na sede em Lages, e tempo. Agora está mais fácil fazer treinamentos, bem como uma pós-graduação, ou conversar com empresários. Com certeza os voos irão alavancar meus negócios”, destaca. Da mesma forma em que poderá voar, Gustavo Gugelmin receberá clientes de fora, como norte-americanos, que antes vinham através do aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis, e por terra até Lages.



Suas paixões

A paixão pelo esporte veio antes, e de dentro de casa, aos 6 anos de idade, pois seu pai, Sérgio Gugelmin, era corredor de kart e jipe em trilhas. Aos 8 anos, Gustavo Gugelmin ingressou no kart, quando partiu para as trilhas aos 16, seguindo para o rallie, onde se encontrou e pelo que se encantou, somando quase 20 anos de carreira. Atualmente ele atua como navegador.



Lages se destaca

Em 2015, Lages cresceu 3,4% em economia, o melhor dado econômico nos últimos 40 anos, sendo que a economia brasileira decaiu 3,8% no ano passado. O segundo lugar ficou com Chapecó (2,9%). Jaraguá caiu 10% e Joinville, 3,4%. Lages teve o maior crescimento entre os nove maiores municípios do Estado. O resultado foi impulsionado pelos investimentos em andamento.

Atualmente, há 25 empreendimentos em etapa de instalação ou ampliação em Lages, gerando R$ 400 milhões aplicados e vivenciando-se uma realidade de tornar Lages um grande centro em Santa Catarina. Gustavo Gugelmin foca suas energias para contribuir. “Em virtude do tamanho de Lages em relação aos grandes centros, a mão de obra é de alta confiança, pois acabamos conhecendo sua procedência ao trazer as pessoas para dentro da empresa”, define.



Perfil empreendedor

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Juliano Chiodelli, e a agente municipal de desenvolvimento, Laiara Hoepers, visitaram Gustavo Gugelmin na tarde de terça-feira (26). “Tanto o hobby do rallie, quanto o viés empreendedor do Gustavo são fantásticos. A empresa comercializa para o Brasil todo. Fascinante a questão de aliar uma paixão com a atividade comercial. A juventude e o perfil empreendedor são nítidos. Estar atento às oportunidades, como Gustavo faz, é essencial. Mais um exemplo de progresso para si e para a cidade de Lages”, descreve Chiodelli.

Fonte: Prefeitura de Lages



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 20°C  MIN: 7 °C
veja a previsão completa