Gustavo Gugelmin compete pela primeira vez em sua terra natal


Categoria Esporte
Publicado em 27/07/2016




O próximo fim de semana será especial para o piloto e navegador off-road Gustavo Gugelmin. Aos 33 anos terá o prazer de correr em casa pela primeira vez. “Será a realização de um sonho, pois eu saio, nestes últimos três anos, uma vez por mês para o mundo inteiro e represento Lages nestes lugares. Quero que seja um grande evento e tudo que aconteça seja bacana e coloque Lages no cenário nacional de rally para divulgar nossa cidade”, comenta.

Entre os dias 29 e 31 de julho, Lages será o centro da disputa da 5ª edição do Rally Rota SC, com as provas do Campeonato Brasileiro de Rally Baja e Cross Country (também é usada a grafia rallie). As categorias serão carros, motos, quadriciclos e UTVs. A Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) já fez a conferência presencial e emitiu o certificado da prova para o calendário nacional.

A programação inicia na sexta-feira (29) com a chegada das equipes e largada promocional de apresentação ao público, em frente ao Lages Garden Shopping, mesmo local da concentração das equipes e onde ocorrerá a premiação, esta no domingo. O evento foi viabilizado pela operação de voos regulares comerciais da Azul em Lages.

Serão dois dias de corridas, passando pelas regiões de Coxilha Rica, Urupema e Painel, num misto de adrenalina e paisagens com belezas naturais serranas. Já há competidores que estão explorando a Serra, hospedados em hotéis-fazenda. Serão percorridos 200 quilômetros no sábado (30), partindo da antiga BR-2, rumo à Coxilha Rica, e mais 130 no domingo (31), na região de Painel e Urupema.

Os veículos utilitários esportivos, categoria da qual Gustavo Gugelmin faz parte, são equipados para abrigar piloto e navegador, incluindo a cabine protegida com Santo Antônio (gaiola). Os carros são dotados de tanque com capacidade para até 500 litros de combustível AvGas, o mesmo utilizado em aeronaves. A média é de 1,3 quilômetro por litro.



De seis etapas, lageano venceu cinco

Das seis provas das etapas do Campeonato Brasileiro que ocorreram, Gugelmin venceu cinco. Os esportistas podem competir somente com carros utilitários esportivos construídos no Brasil. Dois dos municípios-sede foram São Paulo (SP) e Natal (RN). “Estamos liderando o campeonato com alguma folga. São de 100 a 200 quilômetros percorridos por dia. Temos de acelerar e no final do dia ganha quem andar mais rápido. Iremos tentar manter a pontuação e trazer o caneco para nós”, anuncia.

Gustavo Gugelmin irá disputar na Serra neste fim de semana como navegador, com a função de dar suporte ao piloto com planilhas (mapas), informando pontos perigosos, como curvas fechadas, pontes, abismos, lombadas e depressões. Ele dará apoio ao piloto Reinaldo Varela, em um veículo de uma equipe própria, a MenMotorSport e, por questões de patrocínio, não poderá correr com o carro oficial pertinente ao Rally dos Sertões, portanto, terá um desenho que não se assemelha a nenhuma marca. O veículo é alugado do empresário Marcos de Moraes, detentor de uma equipe de carros.

Marcos é sobrinho de um dos maiores empresários do Brasil, Antônio Ermírio de Moraes. O carro chegará de São Paulo na quinta-feira. Este, segundo, Gugelmin, é o carro campeão. Reinaldo Varela, de São Paulo, é master franqueado da empresa Divino Fogão Restaurantes do Brasil, e em Lages tratará sobre a vinda de uma franquia do empreendimento junto ao Lages Garden Shopping. O Divino Fogão possui em torno de 230 unidades em shoppings no Brasil.

Pai e filho em Lages

Seu pai Sérgio também competirá no próximo fim de semana. Ele é piloto e será memorável pai e filho competindo em seu município de berço. Seu navegador será Chico Sens, de Lages também. O veículo utilizado por Sérgio está exposto no Lages Garden Shopping. Gustavo correu com esse carro por um ano e seu pai, cerca de quatro anos.

O veículo será recolhido para montagem das portas e revisão para retorno às corridas em dois dias. “No rally eu corro com ex-pilotos de Fórmula 1. A experiência conta muito. São carros com ar condicionado, pois corre-se no deserto abaixo de 50 graus, em terrenos diversos. Tem vezes no Dakar que são 13 dias de corrida com dez mil quilômetros. Tem de haver resistência, são, em sua maioria, competidores com 40 a 65 anos de idade, em média”, ressalta Gustavo.



Rally dos Sertões

Para o Rally dos Sertões, que começa em 3 de setembro, o navegador Gustavo utilizará um veículo de Portugal. A parceria foi fechada nesta terça-feira (26). Serão sete dias de disputas, totalizando cinco mil quilômetros, o terceiro maior rally do mundo, com largando em Goiânia, passando pelo Jalapão (unidade de conservação de proteção integral à natureza localizada em Tocantins), até chegar em Palmas, capital do Tocantins. A velocidade pode chegar a 170 quilômetros por hora nas retas das estradas de chão batido. São 150 a 200 competidores.

Sua preparação é baseada em uma dieta balanceada com orientação de nutricionista, além de exercícios regulares em academia e prática de pilates. Seus patrocinadores são Toyota e Divino Fogão. Gugelmin é campeão geral do Rally dos Sertões em 2015; campeão mundial em 2012; foi participante do Rally Dakar por duas vezes, a maior competição off-road do mundo, e já correu pelas montadoras Toyota e Mitsubishi.

Um de seus “xodós” expostos em uma mesa em seu escritório na empresa Tecmin é o troféu Capacete de Ouro, conquistado durante as avaliações de melhor dupla off-road nos anos de 2014 e 2015, quando 40 jornalistas analisaram e escolheram os melhores competidores em categorias distintas, a exemplo da off-road.



Apoiadores

O Rally Rota Santa Catarina é realizado pela Mr Bits Eventos Esportivos e conta com o patrocínio do Lages Garden Shopping, Tenco Shopping Centers, Construpema e Tecmin Importação e Acessórios 4x4, ATF Embreagens, Ipiranga, Posto Peruzzo, Zanoello Medalhas e Troféus e o apoio institucional das prefeituras de Lages e de Painel, além do Jeep Clube Independentes, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Lages, Polícia Militar e dos agentes municipais de trânsito.

O evento contempla a programação do Serra Catarina Festival de Inverno e contribui para o fomento do turismo. A supervisão é da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM), da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), da Federação de Automobilismo do Estado de Santa Catarina (Fauesc) e Federação Catarinense de Motociclismo (FCM).

Fonte: Prefeitura de Lages



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 22°C  MIN: 18°C
veja a previsão completa