Dicas essenciais podem ser decisivas na hora da contratação


Categoria Geral
Publicado em 02/08/2016




Se a primeira impressão é a que fica, para deixar marcada a boa impressão os concorrentes entre si nas seleções para admissão nas empresas devem estar atentos às noções repassadas no curso de promoção da empregabilidade, atividade ministrada por acadêmicos das fases finais de psicologia da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), numa parceria com o Banco do Emprego, órgão da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, onde acontece a capacitação.

Mais uma turma quinzenal, com cerca de 20 pessoas, começou seus estudos na tarde desta quinta-feira (28) para adequação às necessidades do mercado de trabalho já a partir do primeiro contato na entrevista para recrutamento. A qualificação gratuita tem duração de uma única tarde, entre 14h e 17h30min, dá direito à apostila e declaração comprobatória para inclusão no currículo, e traz dicas preciosas na hora de refletir boas impressões aos entrevistadores de Recursos Humanos (RHs).

São divididas noções de mensagem visual, comportamento, postura, marketing pessoal, atitudes de manutenção da empregabilidade e elaboração de currículo. A parceria entre a Uniplac e o Banco do Emprego existe há três anos e entre março e julho de 2016 foram contempladas 40 pessoas. A gerente de qualificação, Silvana Borges, comenta que a divulgação permanente do curso estimula a procura. “Temos interessados de todas as idades”, informa.

Fabíola prepara-se para voltar ao mercado de trabalho

Uma das espectadoras do curso na tarde desta quinta se chama Fabíola Antunes de Lima, 38 anos, moradora do bairro Guarujá. Desempregada há oito anos, teve como sua função mais recente o posto de auxiliar contábil em uma grande empresa lageana de produtos de beleza, onde permaneceu por oito anos e detém vasta experiência na área.

Fabíola passou pelos departamentos de operação de caixa, estoque, conferência, fiscalização e contabilidade. Atualmente está cursando o último ano da faculdade de administração na Uniplac. Seu esposo é motorista de caminhão e juntos têm uma filha de 17 anos. Ela soube do curso de empregabilidade através de uma amiga.

Fabíola acredita que atitudes comportamentais podem prejudicar o desempenho do candidato nos minutos decisivos para uma contratação, por isso decidiu reciclar conceitos e conhecimentos. Entende que a ansiedade é uma grande vilã e atrapalha os candidatos quando estão frente a frente com seus entrevistadores. “Ás vezes acabamos omitindo qualidades, conhecimentos e rotinas devido ao nervosismo”, observa.

Ela procura vagas no setor administrativo. Seu cadastro foi efetuado no Banco do Emprego. “Aconselho a minha filha a aproveitar essa fase em que está com tempo livre para se qualificar. Os jovens têm de ocupar o espaço de tempo enquanto não possuem tarefas acumuladas. Ela está no terceiro ano do ensino médio e faz cursinho”, comenta.

Os interessados, a partir de 14 anos, devem entrar em contato previamente com a secretaria e se inscrever pelos telefones 3224-0600, 3224-0700 e 3224-5121 ou, se preferirem, se dirigir até o local, na rua Sebastião Furtado, 81, Centro, esquina com a rua Benjamin Constant.

Datas para este segundo semestre:

Agosto: dias 11 e 25

Setembro: 15 e 29

Outubro: 6 e 20

Novembro: 10

Fonte: Prefeitura de Lages



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 20°C  MIN: 7 °C
veja a previsão completa