Iniciam os preparativos para a Semana da Pátria em Lages


Categoria Eventos
Publicado em 05/08/2016




Uma das datas mais esperadas pelos estudantes, tanto na rede municipal quanto na estadual e a particular, e diversas instituições que exaltam o patriotismo, está se aproximando. Nesta quarta-feira (3), a comissão organizadora da Semana da Pátria reuniu-se na sede da Secretaria de Educação para as primeiras tratativas com relação à realização dos eventos cívicos.

A abertura oficial será realizada no dia 1° de setembro, às 9h, no calçadão da praça João Costa, com a presença de autoridades civis e militares. A Semana da Pátria será marcada, além dos desfiles oficiais, pelas homenagens cívicas, com o hasteamento, guarda e arriamento das bandeiras, com a participação das escolas e instituições. As homenagens se estendem todos os dias, até o dia 7 de setembro, das 9h às 17h.

Serão três desfiles cívicos, como ocorre tradicionalmente em Lages. O primeiro será na rua São Joaquim, no dia 2 de setembro, uma sexta-feira, a partir das 14h. O segundo será na avenida Camões, no sábado (3), também às 14h. O desfile principal, no dia 7, foi mantido na avenida Duque de Caxias, a partir das 9h.



Comissão organizadora define critérios

A Comissão Organizadora da Semana da Pátria é formada por representantes do 1° Batalhão Ferroviário, da 2ª Regional de Polícia Militar, do 6° Batalhão de Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental, 27ª Gerência Regional de Educação, Grupo de Escoteiros e prefeitura de Lages. Além da Secretaria de Educação, os eventos contam com a participação de diversas outras secretarias municipais, como Segurança, Infraestrutura, Saúde, Meio Ambiente, Assuntos Comunitários, Comunicação Social, Diretoria de Trânsito (Diretran) e Fundação Cultural (FCL), cada qual com suas demandas e atribuições.

Alguns critérios foram adotados, para melhor execução dos desfiles. Não serão permitidos faixas e cartazes que não sejam alusivos ao patriotismo ou às instituições participantes. Também são proibidos animais de qualquer espécie, com exceção das Forças Armadas, que contam com pessoal treinado para a condução de animais, como cães e cavalos utilizados no evento. O número máximo de participantes é 140 alunos de cada instituição, distribuídos em quatro pelotões, incluindo a banda e fanfarra.

Não haverá desfiles nos bairros, pois a Polícia Militar não dispõe de contingente suficiente para garantir a segurança em todos os eventos paralelos. A sugestão da comissão é de que sejam realizadas homenagens cívicas internas, em cada instituição. Em caso de chuva, os desfiles serão cancelados, a menos que seja apenas uma garoa. Neste caso, a comissão se reunirá duas horas antes da realização para definir se o evento acontece ou não.



Desfiles cívicos e trajetos:

- 02/09 - sexta-feira, às 14h – rua São Joaquim

Saída: rua Francisco Furtado Ramos

Palanque: pátio do supermercado Myatã

Dispersão: rua Benjamin Constant



- 03/09 – sábado, às 14h – avenida Camões

Saída: igreja do Rosário

Palanque: pátio da loja D’Paschoal

Dispersão: pátio do supermercado Bistek



- 07/09 - quarta-feira, às 9h – avenida Duque de Caxias

Saída: praça Correia Pinto

Palanques: estacionamento da Flex

Dispersão: frente loja Citröen

Fonte: Prefeitura de Lages



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 23°C  MIN: 8 °C
veja a previsão completa