PMA e PM se unem para intensificar combate ao furto de gado na Serra


Categoria Polícia
Publicado em 17/08/2016




Dados da Polícia Civil da Serra Catarinense alertam que de 2015 até o mês de agosto deste ano já foram registrados 79 boletins de ocorrência relacionados à tentativa ou ao furto de bovinos na região. O que causou estranheza é o fato de que dessas ocorrências apenas uma foi registrada na Polícia Militar. Para coibir essa prática, a Polícia Militar Ambiental em Lages e o 6º Batalhão de Polícia Militar, por meio da Patrulha Rural, realizarão barreiras conjuntas e intensificarão o patrulhamento nas comunidades rurais com maior índice de ocorrências.

Mapa do crime
Um mapa apontando tendências na prática do crime de furto de gado deve ser elaborado. Para isso, será realizado um trabalho de mapeamento de denúncias e ocorrências. A Polícia Militar Ambiental disponibilizou e capacitou os policiais da Patrulha Rural para a utilização de um receptor GPS. “ O objetivo é coletar o maior número de informações para o enfrentamento do problema”, destaca o comandante da Polícia Militar Ambiental em Lages, Major Pimental.

Comunidades rurais mais bem informadas e patrulhamentos noturnos intensificados
Com o objetivo de orientar os proprietários rurais, principalmente no que se refere à comunicação de fatos relacionados ao furto de gado, os policiais visitarão propriedades e realizarão reuniões nas principais localidades com o objetivo de estreitar relações, obter e fornecer informações sobre o assunto.

Os patrulhamentos noturnos também serão intensificados, uma vez que a prática desse crime ocorre em horários de menor fluxo de pessoas nas comunidades rurais.

Pena mais rigorosa
É importante ressaltar que com a publicação da Lei Federal nº 13.330/2016, que alterou o Art. 155 do Código Penal, a subtração e receptação de animais domésticos de produção, como bovinos, ovinos, caprinos e equinos, aumentou a pena que era de um a quatro anos e a multa para dois a cinco anos e multa.

Fonte: Catarinas



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 22°C  MIN: 18°C
veja a previsão completa