Escolas municipais participam da Olimpíada de Língua Portuguesa


Categoria Educação
Publicado em 09/09/2016




A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país, do 5º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. Iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), em 2016 promove sua 5ª edição.

Em Lages, na etapa municipal, quatro textos de gêneros diferentes, de três unidades escolares, foram selecionados para participar. Eles foram avaliados por uma comissão julgadora, que não possuía dados como o nome da escola ou do aluno. “Os textos foram avaliados no anonimato, conforme os critérios do concurso, e somente depois divulgados os autores”, explica a organizadora da comissão, Giedre Terezinha Ragnini Sá.

O tema escolhido é “O lugar onde vivo”, que propicia aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania.

Os textos selecionados disputarão em nível estadual em setembro e, se passarem no crivo da comissão julgadora, passará para a etapa nacional, em outubro. “Lages já teve premiações na Olimpíada em anos anteriores. Estamos bastante otimistas nesta edição”, salienta Giedre.

Histórico do programa

Criado em 2002 com o objetivo de contribuir para a melhoria da leitura e escrita de estudantes de escolas públicas brasileiras, o Programa Escrevendo o Futuro transformou-se em política pública em 2008, por meio da parceria com o Ministério da Educação e a realização da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro.

O Programa Escrevendo o Futuro contribui para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas de todo o país. Realiza diversas modalidades de formação presencial e a distância para educadores, além de um concurso de textos que premia as melhores produções dos alunos.

As ações do programa estão reunidas no Portal Escrevendo o Futuro, um ambiente de formação à distância para educadores, que promove interação entre os usuários, disponibiliza materiais, metodologias, notícias e divulga os acontecimentos. Educadores de todo o país envolvidos no ensino da Língua Portuguesa encontram subsídios para aprimorar o conhecimento, inovar suas estratégias de ensino, inspirar-se com outras experiências e compartilhar sucessos e desafios vivenciados na prática.



Escolas participantes

Gênero: Poema

Escola: Emeb Susana Albino França

Título: “Minha pequena Lages”

Professor: Maria Rosenei Paim Camargo

Aluna: Kauane da Costa Varela



Gênero: Artigo de Opinião

Escola: Emef Itinerante Maria Alice Wolff de Souza

Título: “O lugar onde moro”

Professor: Vânia de Fátima Rocha Silva

Aluno: Kelly Tamires Urbano Daboit



Gênero: Memórias Literárias

Escola: Emeb Susana Albino França

Título: “Os destroços de pedra apagados pelo tempo”

Professor: Carlos Eduardo Canani

Aluno: João Victor Moura Dexheimer



Gênero: Crônica

Escola: Emeb Nossa Senhora da Penha

Título: “Apenas uma foto”

Professor: Kellen Cristina Meienberger Batista Ramos

Aluno: Evelin Wulff Cardoso

Fonte: Prefeitura de Lages



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