Warning: strtotime(): It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected the timezone 'UTC' for now, but please set date.timezone to select your timezone. in /home/pl/public_html/noticiasver.php on line 56

Warning: date(): It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected the timezone 'UTC' for now, but please set date.timezone to select your timezone. in /home/pl/public_html/noticiasver.php on line 56
Estudos feitos sobre o javali são disseminados para todo o Brasil - Notícias - Portal Lageano

Estudos feitos sobre o javali são disseminados para todo o Brasil


Categoria Meio Ambiente
Publicado em 09/09/2016




Criada em Lages, cartilha de educação ambiental serve de modelo e equipe lageana fala do controle da proliferarão em evento nacional.
Uma cartilha de educação ambiental, um aplicativo, que ajudará na autorização, abate e gerenciamento das ações de controle populacional, fazem o trabalho da Polícia Militar Ambiental de Lages referência no país no combate ao javali. Em evento nacional, o comando fez palestra sobre as experiências realizadas na Serra Catarinense, como a disseminação do uso de armadilhas para a captura da espécie.

Desde o início de 2016, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) trabalha junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), na elaboração de um Plano Nacional de Controle do Javali. Para trazer mais embasamento e subsídios para a produção do plano, foi realizado nos dias 30 e 31 de agosto, no auditório do ICMBio, em Brasília, o “Seminário de nivelamento de informações e conhecimentos sobre a invasão de javalis no território nacional”.

Participaram pesquisadores de todo os país, gestores de unidades de conservação (UCs) impactadas pela espécie, associações de tiro e caça, representantes do Exército, pequenos agricultores, Organizações Não-Governamentais (ONGs) de defesa dos animais e representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
Policiais Militares Ambientais em Lages trabalham fortemente na questão e levaram suas experiências no controle da proliferarão do Javali em Santa Catarina. Comandante da unidade, major Pimentel foi um dos palestrantes do evento e apresentou o que tem sido feito para evitar que a espécie invasora cause mais danos, principalmente aos produtores rurais, que têm sofrido bastante com a ação dos animais nas lavouras. “Percebi que nossa região está no caminho certo, pois nossas experiências foram muito bem aceitas pelos participantes e servirão como exemplo para todo o país”, destaca.

Ações desenvolvidas pela PMA em Lages
Elaborada pela Polícia Militar Ambiental em Lages, a cartilha educativa da série especial “Javali” será disponibilizada gratuitamente à comunidade. Ela traz informações sobre o animal exótico e invasor, enfatizando seu comportamento, impactos ambientais sociais e econômicos. Como a abordagem sobre o tema foi feita de uma maneira lúdica, o material informativo também poderá ser utilizado em sala de aula com crianças e jovens.

Aplicativo ajudará no combate

Outra atividade que está sendo desenvolvida é a criação de um aplicativo em parceria com o Centro de Informática e Automação de Santa Catarina (Ciasc). A ferramenta ajudará na autorização, abate e gerenciamento das ações de controle populacional da espécie. Uma ação que tem dado muito certo é a disseminação de armadilhas para a captura de Javalis. “A proliferação do javali não é um problema só nosso, mas de todo o mundo. Por isso, temos que entender todo o processo e controlar de forma eficiente, observando a legislação”, frisa o comandante.

Fonte: Catarinas



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 23°C  MIN: 11°C
veja a previsão completa