Situação da Ponte Grande é discutida entre a Prefeitura e a Caixa


Categoria Infraestrutura
Publicado em 20/01/2017




Representantes da Caixa Econômica Federal atenderam ao convite do prefeito Antonio Ceron para discutir a real situação de cada fase da obra da Av. Ponte Grande, e planejar quais os próximos passos. A reunião ocorreu na manhã desta quinta-feira (19), na Prefeitura. Além do pessoal da Caixa também estiveram presentes engenheiros da Secretaria de Infraestrutura e Planejamento, da Semasa, técnicos da Assistência Social e também do setor da Habitação. O projeto está passando por uma revisão e dentro de aproximadamente 15 dias estará à disposição dos agentes da Caixa e também da Prefeitura, que por sua vez, deverá manter uma equipe permanente supervisionando todo o processo de retomada das obras.

Ivonir Martinelle, da empresa Lar’t EngenhariaLtda, gerenciadora dos projetos do Complexo Ponte Grande, explicou que dos R$ 57 milhões de repasse a fundo perdido, existe um saldo em torno de R$ 22 milhões para ser aplicado na continuidade da obra. Segundo ele, parte deste dinheiro deve ser direcionado prioritariamente na execução do saneamento básico na Avenida, desde o bairro Guarujá até a rua Cirilo Vieira Ramos, no Caça e Tiro. Os mesmos recursos ainda devem contemplar a construção do sistema viário em um dos lados da Avenida, de acordo com o que está previsto no projeto original.

Conforme as colocações feitas na reunião, o ideal seria executar o projeto na totalidade, criando definitivamente um acesso principal à cidade, na maior obra viária da história de Lages. Mas, não há recursos para isso. O encaminhamento final deverá passar por novas discussões e por licitações, para que a obra possa ser reiniciada o mais breve possível, mesmo que seja de forma parcial.Todos concordaram que é preciso traçar estratégias a curto prazo para ver o que deve ser feito num primeiro momento, na chamada quarta etapa da obra.

Os agentes da Caixa Econômica Federal acreditam que vão precisar de no mínimo dois meses para resolver todos os problemas do passado, até dar os novos encaminhamentos. Segundo o prefeito Antonio Ceron, tudo deve ser conduzido dentro da normalidade exigida, mas principalmente, observando os aspectos legais, para que abra seja retomanda com credibilidade. O prefeito entende que algumas mudanças realmente devem ser feitas, pois, se trata de um projeto muito importante para Lages, e lamenta que licitações feitas sem anuência da Caixa estejam agora criando problemas, mas que de alguma maneira precisam ser encontrados os caminhos para ajustar o projeto, e a obra retomada.



Sobre o Complexo Ponte Grande

O Complexo Ponte Grande é um conjunto de obras, entre elas, as de terraplenagem, drenagem, asfaltamento e construção de pontes (viárias), de saneamento básico. Depois de pronto, a via irá interligar 14 bairros, desde o São Sebastião/Guarujá até chegar ao Caça e Tiro, nas proximidades da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (Semasa), atravessando ruas e avenidas.

A obra beneficiará milhares de pessoas, que contarão com 6,4 quilômetros de via humanizada, construção da avenida com duas pistas duplas, corredor de ônibus, desassoreamento do rio com suas margens transformadas em pistas de caminhada e ciclovia. Já a construção do conjunto habitacional Gralha Azul, com 200 casas, é parte integrante da obra para a realocação das famílias que precisaram sair do local onde moravam para dar espaço às obras da Avenida. O aluguel social continua sendo pago pela prefeitura.

Fonte: Prefeitura de Lages



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 22°C  MIN: 8 °C
veja a previsão completa