Fim do impasse na emissão dos carnês do IPTU 2017


Categoria Economia
Publicado em 24/01/2017




A prefeitura de Lages solucionou um impasse administrativo que estava impedindo a emissão dos carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) exercício de 2017. Na tarde desta segunda-feira (23), o vice-prefeito Juliano Polese, juntamente com representantes da Procuradoria Geral do Município, Secretaria da Infraestrutura e Planejamento e de Administração e Fazenda, estiveram reunidos com o diretor da Geomais, empresa responsável pelo Georeferenciamento no município, Rafael Carlos Thiesen.

Para assegurar a emissão dos carnês com os dados cadastrais atualizados, a prefeitura vai pagar a dívida contratual no valor de R$ 350 mil referente aos trabalhos realizados em 2016.

Com cerca de 75% da pesquisa concluída, o trabalho de Georreferenciamento em Lages foi iniciado em 2015. Até o momento já levantados e catalogados cerca de 94 mil unidades, podendo chegar a 110 mil, quando a pesquisa estiver concluída. Com a atualização das informações, o mapa da cidade passou a contar com mais 4 milhões de metros quadrados de área construída.

“A empresa cumpriu sua obrigação contratual e agiu de boa fé, pois continuou executando os trabalhos, mesmo sem receber em 2016. Agora poderemos emitir os carnês atualizados e com isso aumentar a expectativa de receita na arrecadação”, explica Juliano. A expectativa de arrecadação do IPTU de Lages para 2017 é de R$ 24 milhões. Com um possível incremento de mais de DOIS milhões e cem mil reais, referentes às atualizações cadastrais.

Cronograma de Pagamentos

Em 2017 serão concedidas três faixas de desconto para quem optar em pagar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em cota única.

A oportunidade para quem pagar à vista, com 18% de desconto, no dia 10 de abril. A segunda opção, com 13% vai até o dia 17 de abril e o desconto de 10% será concedido para pagamento no dia 24 de abril. Quem optar pelo pagamento parcelado poderá dividir em até SEIS vezes, sem acréscimo.

Destacando que, com o incentivo da Lei complementar nº 100/98, quem está em dia e paga o carnê em cota única, recebe ainda mais 2% de desconto ao ano, podendo o desconto cumulativo chegar a 36%.

A Secretaria de Planejamento, que fica na Rua Aristiliano Ramos, nº 100, terá uma equipe específica para receber e distribuir os carnês, além de tirar dúvidas dos contribuintes.

Fonte: Prefeitura de Lages



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:
Dia de sol, com geada ao amanhecer. As nuvens aumentam no decorrer da tarde.


MÁX: 22°C  MIN: 4 °C
veja a previsão completa