Warning: strtotime(): It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected the timezone 'UTC' for now, but please set date.timezone to select your timezone. in /home/pl/public_html/noticiasver.php on line 56

Warning: date(): It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected the timezone 'UTC' for now, but please set date.timezone to select your timezone. in /home/pl/public_html/noticiasver.php on line 56
I Conferência Macrorregional de Saúde das Mulheres - Notícias - Portal Lageano

I Conferência Macrorregional de Saúde das Mulheres


Categoria Saúde
Publicado em 10/05/2017




O eixo principal do evento será a implementação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres, contemplando a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres e as políticas de equidade


Com o tema “Saúde das Mulheres: Desafios para a Integralidade com Equidade”, a I Conferência Macrorregional de Saúde das Mulheres será realizada na próxima sexta-feira (12), das 13h às 19h, na Associação dos Aposentados e Pensionistas de Lages, situada na avenida Belizário Ramos (Carahá), 2.864, com a seguinte programação:

12h30min - Início do credenciamento

13h - Abertura

13h20min - Exposição de eixos: I - o papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres; II - o mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres; III - vulnerabilidades e equidade na vida e na saúde das mulheres, e IV - políticas públicas para as mulheres e a participação social

14h20min - Debate

15h - Coffee Break

15h20min - Trabalho de grupo

17h - Plenária final

19h - Encerramento


O eixo principal do evento será a implementação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres, contemplando a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres e as políticas de equidade: da população Negra (racismo, desigualdades étnico-raciais e racismo institucional), da População LGBT (discriminação por orientação sexual e identidade de gênero/preconceito e estigma social), da população em situação de rua (reconhecimento dessas pessoas como cidadãos de direitos), da população do campo, da floresta e das águas (redução de riscos decorrentes dos processos de trabalho e das tecnologias agrícolas).

Em Lages, a Conferência envolverá todos os municípios da Serra Catarinense, abrangidos pela Amures, e será direcionada a profissionais de Saúde e à comunidade em geral de forma gratuita. Os interessados devem se inscrever pelo link https://goo.gl/XXPt1r. Os manuais de orientação podem ser consultados na página da Secretaria de Estado da Saúde: www.saude.sc.gov.br. Informações sobre a etapa macrorregional podem ser obtidas através do telefone 3251-7656.

A Conferência Macrorregional será realizada pela Prefeitura de Lages através da Secretaria da Saúde, com envolvimento do Conselho Municipal de Saúde, Secretaria de Política para a Mulher e Assuntos Comunitários e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. O encontro de sexta-feira está sendo coordenado por Adriana Anacleto, também membro do Conselho Municipal de Saúde.


Oito delegados de Lages


A etapa macrorregional será preparatória às etapas estadual e nacional. A I Conferência Estadual acontecerá nos dias 13 e 14 de junho de 2017, em Florianópolis. Lages terá direito a oito delegados como representatividade. A I Conferência Estadual de Saúde das Mulheres de Santa Catarina é uma etapa preliminar da II Conferência Nacional, programada para o período entre 1 e 4 de agosto de 2017, em Brasília. A Conferência Nacional terá como objetivo propor diretrizes para a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres. A primeira Conferência Nacional de Saúde e Direitos da Mulher aconteceu em 1986, e após 30 anos as discussões serão retomadas. A expectativa do Conselho Nacional de Saúde (CNS) é que esta Conferência seja a efetivação do Conselho Social no Sistema Único de Saúde (SUS) para a saúde feminina.


Especificidades


Entre os temas fundamentais relacionados à saúde da mulher estão alimentação saudável; atividades físicas; visitas periódicas aos profissionais de saúde; precaução e combate à hipertensão, diabetes, colesterol e doenças cardíacas; principais exames, como mamografia e de prevenção ao câncer do colo do útero; assistência ao pré-natal; redução da mortalidade materna; enfrentamento da violência, e planejamento familiar.

Fonte: Prefeitura de Lages



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 26°C  MIN: 11°C
veja a previsão completa