Ônibus impulsionam alterações de trânsito na área central


Categoria Infraestrutura
Publicado em 19/05/2017




No alvo da sequência de modificações previstas para melhorar o trânsito de veículos em Lages, superada a fase de estudos, estão as vias do Centro, na altura da rótula das avenidas Marechal Floriano e Deodoro da Fonseca. Os ônibus de transporte urbano fazem manobras perigosas na rótula, e acessam a Rua Afonso Ribeiro, Praça Joca Neves, Otacílio Vieira da Costa e Coronel Córdova, até chegar ao Terminal Urbano. De certa forma, engessam o tráfego.

Com a proposta, os ônibus passarão a percorrer as ruas Santa Cruz e Monte Castelo, que terão sentido invertido, em vez de subida será descida. Os veículos cruzarão a Otacílio Vieira da Costa em direção ao antigo Mercado Público, saindo na Avenida Belizário Ramos (Carahá) e acessando o Terminal pelos fundos, em um novo contorno. Será retirado o estacionamento da Monte Castelo no lado direito.

Os ônibus que seguem pela Castro Alves e pela Otacílio Vieira da Costa em direção ao Terminal deverão dobrar para a Monte Castelo, pois não será permitida a continuidade a estes veículos. Os motoristas que seguem desde a Rua Manoel Thiago de Castro, na esquina com a Santa Cruz, deverão seguir em frente rumo à Afonso Ribeiro. O sentido da Afonso Ribeiro mudará para subida e o estacionamento será em longitudinal e não mais em oblíquo. O coordenador de Segurança e Trânsito/Diretoria de Trânsito (Diretran), Jacinto Bet, antecipa que a parte prática das alterações será desenvolvida em conjunto com a Secretaria de Planejamento e Obras, além de adiantar que as referidas ruas de paralelepípedo serão asfaltadas e as de asfalto serão revitalizadas.


Travessias elevadas



Em função da alta demanda de serviços da Secretaria de Planejamento e Obras em praticamente todas as partes da cidade, com execução de acordo com cronograma, houve um atraso na implantação das quatro travessias elevadas para pedestres (lombadas) previstas pela Diretran. As estruturas serão instaladas na seguinte ordem: Avenida Belizário Ramos (Carahá) - próximo ao Colégio Industrial, sentido bairro Habitação, em conexão a uma passarela já existente sobre o rio, com previsão para a próxima semana; Avenida Luís de Camões (em frente ao Hospital Infantil Seara do Bem); Avenida Santa Catarina (em frente ao Ferro Velho Cedrinho), e avenida Luís de Camões (em frente à Escola Rubens de Arruda Ramos).


Binário



Está previsto para ser executado em 2018 o projeto do binário da Rua Frei Gabriel, no Centro, que terá somente sentido de descida, até a Dom Pedro II, com acesso aos bairros. As ruas Caetano Vieira da Costa e Coronel Córdova terão somente sentido de subida, levando o fluxo para o Centro. Os veículos que seguem pela Avenida Marechal Castelo Branco deverão então dobrar à direita (Supermercados Alvorada), chegar até a frente da Rodoviária em um refúgio central e acessar a esquerda pela Anastácio da Silva Mota, cruzando a Carahá e subindo pela Caetano Vieira da Costa (por onde atualmente se sobe e desce a partir da Lauro Müller). Com o refúgio, todo estacionamento do lado direito da Dom Pedro II será proibido e os avanços, retirados, para que não haja prejuízo no número de pistas (duas de rolamento). A segunda opção para quem está na Castelo Branco será dobrar à esquerda no semáforo do Alvorada e acessar a Coronel Córdova, perto do Colégio Industrial.



Área Azul na Camões



Após a passagem da 29ª Festa Nacional do Pinhão será retomada a cobrança do estacionamento rotativo da Área Azul na Luís de Camões (Coral). “As placas foram retiradas na administração anterior e estamos com dificuldade na confecção das placas de sinalização, pois o setor específico está dedicado às sinalizações referentes à Festa”, pontua Jacinto Bet. A cobrança poderá ser retomada em julho.

No Centro a cobrança voltou a ser mediante talão de papel. Os créditos adquiridos digitalmente ainda são válidos. A Diretran alerta que os agentes de trânsito, durante suas averiguações, reconhecem somente o registro de estacionamento de papel, e não provenientes de aplicativos recentemente estabelecidos. Os créditos antigos não expiraram, mas não há venda nova por aplicativo/digital. Por isto os motoristas devem estar atentos.

Atualmente, a administração da Área Azul é feita pela Associação de Assistência Social, Trabalho e Cidadania (Samt). Informações adicionais devem ser obtidas diretamente com a Samt, pelo número 3224-2695. A licitação para a nova concessão deverá ser aberta em agosto ou setembro deste ano.

Fonte: Prefeitura de Lages



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.


MÁX: 25°C  MIN: 13°C
veja a previsão completa