Temporal breve atinge Lages no início da manhã e provoca queda de árvore


Categoria Geral
Publicado em 08/06/2017




Um temporal rápido, porém, forte, com grandes rajadas de vento, atingiu Lages no início da manhã desta quinta-feira (8), por volta de 8h30. A queda de uma árvore foi registrada na Avenida Belizário Ramos (Carahá), cruzamento com a rua 7 de Setembro (Copacabana). Os agentes de Defesa Civil já se encontram no local com motosserra para retirar o material do local e desobstruir a pista. Outra árvore caiu nos fundos da Rodoviária Dom Honorato Piazera, em frente ao Hotel Rodeio, na rua Jurandir Dell Macedo.

O patrulhamento e monitoramento do nível do rio Carahá e dos pontos onde há inundações e críticos suscetíveis a deslizamentos como encostas e morros. Nas últimas 24 horas (até as 8 horas desta quinta) o índice pluviométrico acumulado compreendeu 27 milímetros. O rio Carahá está 5.11 metros acima do normal, lembrando que o nível de segurança consiste em até cinco metros. Acima deste número é considerada emergência. A régua localizada no rio Carahá na altura da divisa entre os bairros Bom Jesus e Caça e Tiro está fixada no chão, contudo, sua marcação (marco zero) inicia um pouco abaixo da superfície da água onde a vista alcança a olho nu.


Previsão de 30 a 60 milímetros


Apesar de o Sol ter aparecido timidamente na manhã de quinta, o temporal surpreendeu a população pela rapidez com que chegou. O secretário-executivo de Defesa Civil, Jean Felipe de Souza, analisa que estão previstos entre 30 e 60 milímetros de chuva no município de Lages e rajadas de vento de 50 a 70 quilômetros por hora nesta quinta. "A princípio não há nenhum alerta por parte da Defesa Civil do Estado e nem proveniente de Brasília. A Defesa Civil monitorando a situação e de prontidão. Caso haja ligações em nosso telefone de emergência (199) estamos à disposição da população. O nível do rio Carahá está baixando, mas a previsão de hoje nos preocupa por conta da chuva considerável e das rajadas de vento bem fortes", salienta, antecipando que não há previsão de chuva para esta sexta-feira (9), mas sim, frio intenso.

Contudo, para a próxima semana já existe previsão de chuva novamente. Nos sete abrigos estão 321 pessoas. Os locais onde estão amparadas as famílias que precisaram deixar suas casas devido às enchentes são as associações de moradores dos bairros Universitário, Caça e Tiro, Habitação, Guarujá e Ferrovia (organizado pela Associação), além do Ginásio Municipal Jones Minosso e Sede de Campo do Pinheirinho. "A ideia é começar a desativar os abrigos, principalmente onde estão abrigadas pessoas que moram no Passo Fundo, pois naquele local houve somente enxurrada e as pessoas terão condições de voltar para casa. No Habitação e Caça e Tiro se depende de uma avaliação para então se liberar as pessoas", pontua o secretário-executivo.


Entregas


O cadastramento de famílias atingidas com o propósito de receberem kits está em andamento. A ideia era distribuir os kits pela manhã desta quinta, mas não houve condições devido à chuva e atendimento de ocorrências. Neste momento está sendo feita a entrega de donativos para os presidentes de associações de moradores. São cestas básicas e kits de limpeza doméstica.

Já os repasses que devem ser feitos pela própria Defesa Civil, mediante cadastramento previamente realizado, devem ocorrer no Passo Fundo pela manhã desta quinta. Se a chuva persistir, serão adiadas e acontecerão à tarde. "Os presidentes das associações fizeram um levantamento em seus bairros e nos repassaram a demanda. Nos encaminharemos as informações ao Tita, presidente da União, e haverá o direcionamento a cada presidente conforme seu pedidos", conclui Jean Felipe. Somente nesta quarta (7), foram realizados cerca de 800 cadastramentos pela Defesa Civil. Em torno de dez pessoas estão imbuídas nesta função.

É intensa a doação de itens alimentícios não perecíveis, além de peças de vestuário, calçados, cobertores, acolchoados, roupas de cama (lençóis, travesseiros e fronhas), toalhas de banho e de rosto, colchões, materiais de higiene pessoal (escova e creme dental, sabonete, xampu, absorventes, fraldas). Os mantimentos e artigos de higiene estão sendo selecionados e organizados em embalagens no Ginásio Jones Minosso.

Fonte: Prefeitura de Lages



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:
Sol com muitas nuvens. Pancadas de chuva à tarde e à noite.


MÁX: 24°C  MIN: 16°C
veja a previsão completa