Exposição Jornais Antigos disponível na Uniasselvi Lages


Categoria Eventos
Publicado em 06/11/2018




Depois de duas semanas na Biblioteca Carlos Dorval de Macedo, a exposição “Cordel Jornalístico - A História da Serra que você não Sabia” iniciou mostra na Uniasselvi no Lages Garden Shopping nesta segunda-feira (5 de novembro) e fica até o dia 18.

A exposição é uma coletânea de reproduções impressas de jornais dos Séculos XIX e XX em forma de cordel. As notícias variam entre particularidades das comunidades da serra, notícias policiais, política, escravatura e costumes.

Todo este trabalho de decodificação das informações dos antigos jornais de Lages é resultado de semanas de pesquisa, higienização, seleção e digitalização, por parte da equipe técnica do Museu Histórico Thiago de Castro (MHTC), de mais de uma centena de páginas de jornal do século XIX e início do século XX.

Segundo o professor mestre em história social, Felipe Reis, a exposição tem por objetivo trazer a luz da verdade histórica, a reflexão e a realidade social nos aspectos mais cotidianos, mais gerais e mais socialmente significativos. O jornal oferece um sentido do cotidiano de preferência ao do excepcional.

Constituíram fontes básicas de pesquisa à exposição, os periódicos catarinenses da segunda metade do século XIX. Além dos periódicos, e com o objetivo de completar e confrontar as informações fornecidas por eles foram utilizados também os projetos de lei, a legislação provincial e do Império, os relatórios dos presidentes e vice-presidentes da Província de Santa Catharina, e também as publicações do século XIX concernentes a escravizados. “Entendermos a formação do território da região serrana catarinense se faz fundamental na reconstituição desta história social regional também, que ajudou a construir a história social catarinense; a utilização de jornais da capital da Província de Santa Catarina é essencial a isto, como O Argos de 1856, Regeneração de 1889, e o Conservador de 1887. Ao cruzar estas fontes com jornais também do século XIX, de Lages, nesta análise do discurso, percebendo a condução da informação e como esta chegava até a população deste período da história, podemos efetivamente conhecer um pouco da história da Serra Catarinense que os livros não contam”, completa o professor.

Segundo o auxiliar administrativo do Museu Histórico Thiago de Castro, Paulo Guazzelli, o objetivo é levar ao público externo um pouco do trabalho desenvolvido pelo MHTC e equipes de voluntários e a parceria com a Uniasselvi está sendo fundamental para isso. “Nós estamos vivendo um novo momento no Museu, que é a reorganização de todo o nosso acervo documental. É um processo muito criterioso e cheio de complexidade. Importante frisar o auxílio dos professores pesquisadores nestas etapas. Esta exposição é uma forma de mostrar que estamos em plena atividade e um reconhecimento aos nossos voluntários e a instituição de ensino oportuniza isso nos formalizando o convite e cedendo seu espaço educacional para a exposição. Nós do Museu Histórico Thiago de Castro e Fundação Cultural agradecemos a oportunidade”, comenta.

Serviço

Evento: Exposição: “Cordel Jornalístico - A História da Serra que Você não Sabia”

Local: UNIASSELVI - Lages Garden Shopping

Data: 5 a 18 de novembro

Fonte:



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 20°C  MIN: 10°C
veja a previsão completa