Warning: strtotime(): It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected the timezone 'UTC' for now, but please set date.timezone to select your timezone. in /home/pl/public_html/noticiasver.php on line 56

Warning: date(): It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected the timezone 'UTC' for now, but please set date.timezone to select your timezone. in /home/pl/public_html/noticiasver.php on line 56
Exposição Jornais Antigos disponível na Uniasselvi Lages - Notícias - Portal Lageano

Exposição Jornais Antigos disponível na Uniasselvi Lages


Categoria Eventos
Publicado em 06/11/2018




Depois de duas semanas na Biblioteca Carlos Dorval de Macedo, a exposição “Cordel Jornalístico - A História da Serra que você não Sabia” iniciou mostra na Uniasselvi no Lages Garden Shopping nesta segunda-feira (5 de novembro) e fica até o dia 18.

A exposição é uma coletânea de reproduções impressas de jornais dos Séculos XIX e XX em forma de cordel. As notícias variam entre particularidades das comunidades da serra, notícias policiais, política, escravatura e costumes.

Todo este trabalho de decodificação das informações dos antigos jornais de Lages é resultado de semanas de pesquisa, higienização, seleção e digitalização, por parte da equipe técnica do Museu Histórico Thiago de Castro (MHTC), de mais de uma centena de páginas de jornal do século XIX e início do século XX.

Segundo o professor mestre em história social, Felipe Reis, a exposição tem por objetivo trazer a luz da verdade histórica, a reflexão e a realidade social nos aspectos mais cotidianos, mais gerais e mais socialmente significativos. O jornal oferece um sentido do cotidiano de preferência ao do excepcional.

Constituíram fontes básicas de pesquisa à exposição, os periódicos catarinenses da segunda metade do século XIX. Além dos periódicos, e com o objetivo de completar e confrontar as informações fornecidas por eles foram utilizados também os projetos de lei, a legislação provincial e do Império, os relatórios dos presidentes e vice-presidentes da Província de Santa Catharina, e também as publicações do século XIX concernentes a escravizados. “Entendermos a formação do território da região serrana catarinense se faz fundamental na reconstituição desta história social regional também, que ajudou a construir a história social catarinense; a utilização de jornais da capital da Província de Santa Catarina é essencial a isto, como O Argos de 1856, Regeneração de 1889, e o Conservador de 1887. Ao cruzar estas fontes com jornais também do século XIX, de Lages, nesta análise do discurso, percebendo a condução da informação e como esta chegava até a população deste período da história, podemos efetivamente conhecer um pouco da história da Serra Catarinense que os livros não contam”, completa o professor.

Segundo o auxiliar administrativo do Museu Histórico Thiago de Castro, Paulo Guazzelli, o objetivo é levar ao público externo um pouco do trabalho desenvolvido pelo MHTC e equipes de voluntários e a parceria com a Uniasselvi está sendo fundamental para isso. “Nós estamos vivendo um novo momento no Museu, que é a reorganização de todo o nosso acervo documental. É um processo muito criterioso e cheio de complexidade. Importante frisar o auxílio dos professores pesquisadores nestas etapas. Esta exposição é uma forma de mostrar que estamos em plena atividade e um reconhecimento aos nossos voluntários e a instituição de ensino oportuniza isso nos formalizando o convite e cedendo seu espaço educacional para a exposição. Nós do Museu Histórico Thiago de Castro e Fundação Cultural agradecemos a oportunidade”, comenta.

Serviço

Evento: Exposição: “Cordel Jornalístico - A História da Serra que Você não Sabia”

Local: UNIASSELVI - Lages Garden Shopping

Data: 5 a 18 de novembro

Fonte:



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 28°C  MIN: 13°C
veja a previsão completa