Avenida Aujor Luz recebe primeira camada asfáltica


Categoria Infraestrutura
Publicado em 26/09/2019




O primeiro trecho que começa a ser asfaltado se estende desde o ponto de cruzamento com a rua Manoel Coimbra até a ponte, passando em frente ao Caic Nossa Senhora dos Prazeres

O projeto de reurbanização da avenida Doutor Aujor Luz, reivindicado há décadas pela comunidade residente nos bairros da região Sul de Lages está, definitivamente, saindo do papel. Em execução há duas semanas, as obras avançaram neste curto espaço de tempo a tal ponto de a primeira camada asfáltica (reperfilagem) já estar sendo implantada no trecho que se estende desde o ponto de cruzamento com a rua Manoel Coimbra até a poucos metros da cabeceira da ponte, logo após o Centro de Atenção Integral à Criança (Caic) Nossa Senhora dos Prazeres.

Na manhã desta quinta-feira (26 de setembro), o prefeito Antonio Ceron e o secretário de Planejamento e Obras, João Alberto Duarte, vistoriaram as obras. Também acompanharam o andamento dos serviços, realizados por equipe de servidores e máquinas da prefeitura, o presidente da Associação de Moradores do bairro Santa Catarina, Gilmar Antunes, e o vereador Pedro Figueredo.

O prefeito Antonio Ceron salienta que até o mês de dezembro espera que a primeira etapa das obras esteja concluída. “Entre licitações em andamento e execuções de projetos de reurbanização de ruas e avenidas, o número chega a 22. Aqui na região Sul da cidade, três outras importantes vias urbanas serão brevemente contempladas: A Frei Nicodemus, a Eleutério da Silva Furtado e a Osvaldo Aranha”, destaca Ceron.

Equipes de Planejamento e Obras e da Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (Semasa) trabalharam conjuntamente, esta última responsável pelo nivelamento das Caixas de Inspeção (C.I.) e dos Poços de Visitas (P.V.) existentes sobre as pistas de rolamento. As C.I.s e P.V.s fazem parte da estrutura da rede de saneamento básico do Complexo Araucária.

Nesta primeira fase das obras, a prefeitura está executando a implantação da rede pluvial (para captação das águas das chuvas) e o alargamento das pistas de rolamento, sendo que as duas pistas da Aujor Luz ficarão com nove metros de largura. “A construção das calçadas (passeios públicos) será feita na sequência da conclusão da primeira etapa do projeto de reurbanização, sendo que para isso haverá licitação pública específica”, explica o secretário João Alberto Duarte.

E, segundo explicação do engenheiro Wilson Besen, a plataforma da ponte sobre a avenida Aujor Luz será corrigida de tal forma que esta travessia também ficará com nove metros de largura, acompanhando a metragem padrão das pistas de rolamento de trânsito de veículos da Aujor Luz. “Este projeto também será licitado, sequencialmente à execução da primeira fase de reurbanização da Aujor Luz”, informa Besen.

No trecho além da ponte, à direita (sentido Aujor Luz - Avenida Santa Catarina), a Semasa irá implantar rede coletora de esgoto sanitário (adicional à rede do Complexo Araucária) com 200 metros de extensão. “Esta rede igualmente faz parte da primeira etapa do projeto de reurbanização da Aujor Luz”, esclarece o diretor de Operações da Semasa, Ademir Fabrício. Nesta primeira etapa do projeto será implantada rede de drenagem pluvial, camada de pedra brita, a reperfilagem (1ª camada asfáltica) e a capa final de asfalto (2ª camada).

Fonte:



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 23°C  MIN: 8 °C
veja a previsão completa