Antigo Pronto Atendimento Tito Bianchini está sendo preparado para Triagem


Categoria Saúde
Publicado em 21/03/2020




O objetivo é estabilizar os pacientes com sintomas mais graves até que sejam encaminhados para os hospitais

Lages se prepara numa verdadeira operação de guerra contra o novo Coronavírus (Covid-19), que está se espalhando em larga escala pelo Brasil. A estrutura do antigo Pronto Atendimento Municipal Tito Bianchini, no Centro, irá se transformar em Hospital de Triagem para receber casos suspeitos da doença que precisam de hospitalização, até que sejam abertos leitos nos outros hospitais.

Equipes da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente estão fazendo a limpeza do lado de fora desde a manhã deste sábado (21 de março). A estrutura do lado de dentro também já está sendo organizada, com previsão de entrar em funcionamento o mais rápido possível.

Segundo a secretária municipal da Saúde, Odila Waldrich, a medida está sendo necessária para não sobrecarregar a estrutura da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dra. Maria Gorete dos Santos, que manterá o fluxo normal no atendimento à população, tanto de adultos como na ala pediátrica.

Esta estratégia já vem sendo planejada desde quando foi instituído o Gabinete de Emergência de Acompanhamento e Prevenção ao Covid-19 em Lages. Após o decreto de Situação de Emergência, assinado pelo prefeito Antonio Ceron na manhã desta sexta-feira (20 de março), que flexibilizou e facilitou ações para licitações e compras emergenciais, estão sendo adquiridos os equipamentos e insumos necessários para montar a nova estrutura.

Com o auxílio do 1° Batalhão Ferroviário, do Exército Brasileiro, será montada uma tenda no lado de fora para fazer a triagem das pessoas com uma equipe médica e outra de enfermagem de prontidão. O objetivo e estabilizar o paciente até ser encaminhado para os hospitais. “Somente serão recolhidos os casos suspeitos e que necessitem da hospitalização. Quem estiver apresentando sintomas leves serão orientados a permanecerem em isolamento domiciliar, recebendo todos os cuidados em casa”, esclarece a secretária Odila.

Conforme explica a diretora de Atenção Básica, Francine Formiga, inicialmente serão montados 13 leitos, sendo nove para cuidados intermediários e quatro leitos com respiradores para os casos mais graves.

A expectativa da secretária Odila é de que este hospital de triagem seja utilizado pelos próximos 90 a 120 dias, até que o pico de contaminação do vírus comece a entrar em queda. “Faço um apelo à população para que se cuidem e cuidem de seus familiares. Não saiam de casa, a não ser em casos de extrema urgência. O isolamento social e cuidados com a higiene são as únicas formas de conter a disseminação do vírus”.

A Secretaria da Saúde também está colaborando na aquisição de novos leitos para o Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, onde os casos mais graves ficarão internados. Instituições como a Unimed e clínicas particulares estão sendo parceiras na arrecadação de recursos, disponibilização de equipes e equipamentos para montar o hospital de triagem. A antiga estrutura do Tito Bianchini consumia aproximadamente R$1 milhão mensalmente para manter suas portas abertas. “Estamos unindo forças para o enfrentamento do Coronavírus. Agora não existe mais convênio, particular ou privado, mas a união de todos pela saúde dos lageanos”, destaca Odila.

Quanto aos profissionais que atuarão nesta linha de frente, serão utilizadas as equipes da Saúde que já atuam no Município. “Temos muitos profissionais afastados por pertencerem aos grupos de risco, o que torna um pouco mais difícil. Mas por outro lado tenho muito orgulho da minha equipe, que está se desdobrando para fazer o melhor atendimento possível à população”, diz. O 1° Batalhão Ferroviário vai disponibilizar três equipes médicas para auxiliar nas triagens e atendimentos.

A população está sendo orientada a continuar utilizando os números da Central Telefônica da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dra. Maria Gorete dos Santos, que ampliou seus ramais dando mais agilidade aos atendimentos. São milhares de ligações diárias, com dúvidas sobre o Coronavírus em Lages. Os telefones da unidade, em funcionamento ininterrupto são: 3251-7601 e 3251-7602.

Fonte:



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 22°C  MIN: 18°C
veja a previsão completa