Ação emergencial da Prefeitura leva água potável para comunidades


Categoria Geral
Publicado em 11/05/2020




Nesta sexta-feira (8) a ação emergencial de distribuição de água potável no interior de Lages continuará nas localidades de Boqueirão, Santa Terezinha de Boqueirão, Cabo de Lança e Cajuru

Na manhã desta quinta-feira (7 de maio), o prefeito Antonio Ceron acompanhou o carregamento de um caminhão-pipa de 15 mil litros de água potável, na sede do quartel do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), no bairro São Cristóvão, que levará água para consumo humano a comunidades do interior, nas localidades de Macacos, Rancho de Tábuas e Rio do Val (próximo a Macacos). Esta é uma ação emergencial devido à estiagem no município. O caminhão-pipa foi cedido pelo 1º Batalhão Ferroviário (BFv) de Lages.

De acordo com o prefeito Antonio Ceron, os primeiros levantamentos realizados pela Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca e Defesa Civil Municipal mostram que 35 localidades deverão ser beneficiadas neste início de trabalho. “Teremos à disposição, por meio de um empresário, mais um caminhão-pipa para a distribuição de água potável e o Corpo de Bombeiros também deverá nos auxiliar nesta ação com mais um caminhão. São veículos próprios e devidamente higienizados que disponibilizarão água para o consumo humano”, explica o prefeito.

Outras ações emergenciais para amenizar os efeitos da estiagem devem ser executadas nos próximos dias em Lages. O prefeito Ceron determinou que a Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (Semasa) faça um estudo rápido para a perfuração de poços profundos para a retirada de água. “Nos próximos dias deve iniciar a perfuração de três poços artesianos, por meio de convênio com a Associação dos Municípios da Região Serrana. Também serão beneficiadas as comunidades do interior com estas novas estruturas”, argumenta o prefeito.

A Procuradoria Geral do Município (Progem) trabalha na edição do Decreto de Emergência que deverá ser assinado, nos próximos dias, pelo prefeito Antonio Ceron, devido à estiagem. “As famílias do interior devem comunicar a Secretaria da Agricultura no telefone 3019-7476, a Semasa no plantão número 115, ou ainda a Defesa Civil nos números 199 e 98406-4037 para relatar a falta de água e assim podermos agir de maneira rápida e eficiente”, salienta o prefeito Ceron.

Pesquisas mostram que a estiagem em Lages é a mais forte dos últimos 48 anos. “Professores da Universidade de Santa Catarina nos dizem que para normalizar nossos níveis de água nos rios deve chover cerca de 500 milímetros. Este é um volume de água muito grande e as previsões climáticas não são otimistas”, pondera o prefeito.

Nesta sexta-feira (8), a ação emergencial de distribuição de água potável no interior de Lages continuará nas localidades de Boqueirão, Santa Terezinha de Boqueirão, Cabo de Lança e Cajuru. As orientações é que não se lave calçadas, muros e carros, por exemplo.

Fonte:



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Warning: A non-numeric value encountered in /home/pl/public_html/lateral.php on line 34

Hoje em Lages, SC:



MÁX: 20°C  MIN: 13°C
veja a previsão completa