Nesta quarta-feira (18 de maio), os três Centros de Atenção Psicossocial (Caps) da Prefeitura de Lages lembram o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. A data marca as mobilizações em torno do fechamento de manicômios e a formalização de novas legislações em prol dos portadores de transtornos mentais graves e severos ou decorrentes do uso e abuso de álcool e outras drogas.
Segundo a gerente de Saúde Mental da Secretaria Municipal da Saúde, Janaina Schlickmann de Souza, a data surgiu em 1987 iniciando a reforma do sistema psiquiátrico brasileiro. “Foi implantada a rede de saúde mental e atenção psicossocial, além da instauração de novas práticas para tratamento mais humanizado aos portadores de transtornos mentais”, disse.
Janaina ainda reforça a importância do trabalho dos Caps em prol da população lageana. “Nossos Centros possuem uma rede fortalecida composta por equipes multiprofissionais que realizam tratamento às crianças, adolescentes e adultos com transtornos mentais ou decorrentes do uso e abuso de álcool e outras drogas”, complementou.
Os Caps trabalham de forma ambulatorial (tratamento diário), oferecendo atendimentos individuais e em grupos, com o foco na reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.
Confira algumas atividades realizadas nos Caps:
Grupos terapêuticos
Oficinas de Artesanato
Reuniões com familiares
Visitas domiciliares
Atividades de lazer como: passeios e festas em datas comemorativas
Inserção na escola e a cursos profissionalizantes
Atendimentos individuais
Alimentação
Consultas com médico psiquiatra
Como posso procurar ajuda?
Acessando diretamente os Caps, sem precisar agendamento prévio
Horário de funcionamento:
De segunda a sexta das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia
Endereços:
Caps II
Av. João Goulart sn, bairro Pisani (próximo à subestação da Celesc)
Fone: 3251-7974
Caps ad
Rua Lauro Muller nº 457, bairro Centro (próximo a Droga Raia)
Fone: 3251-7972
Caps i
Rua Coronel Cordova nº 1078, bairro Centro (próximo laboratório BHC)
Fone: 3251-7965