Legislativo auxilia pesquisadores da UFSC sobre a construção de planos diretores


Categoria Política
Publicado em 28/07/2012




Esta é segunda visita dos pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) a Lages, relacionada ao estudo sobre a elaboração dos planos diretores dos oito municípios mais populosos do Estado. Na tarde desta sexta-feira (27), o vereador Adilson Appolinário recebeu, em nome da Casa, o grupo de quatro estudiosos do laboratório de Planejamento Urbano do departamento de Geociências da instituição.

Iniciada em 2009, e com previsão de encerramento para o ano que vem, a pesquisa busca compreender como foram construídos esses instrumentos que servem para orientar a política de desenvolvimento e de ordenamento da expansão urbana dos municípios.

Até esta sexta-feira, os pesquisadores coletaram informações junto ao Executivo, Ministério Público, União das Associações de Moradores e Legislativo. “Nosso objetivo é conversar com o maior número de atores envolvidos no processo. Aí se inclui o poder público, sociedade civil organizada e todos que puderem colaborar com o estudo”, diz o pós-doutorando em geografia, André Santos. Além das entrevistas e visitas a campo, há também as análises bibliográficas, atividades que devem se estender até amanhã.

O trabalho já resultou em várias publicações acadêmicas. Um livro com uma conclusão preliminar deve ser lançado em outubro deste ano. “No final, queremos entender melhor o processo em Santa Catarina e termos uma avaliação sobre o que gerou o movimento da reforma urbana”, destaca André. Todo material produzido ficará arquivado na biblioteca da UFSC e será disponibilizado aos interessados.

Para o vereador Adilson esse material vai enriquecer a discussão sobre as ações do poder público para organizar melhor o crescimento da cidade e, principalmente, como planeja-las de forma correta. “Estamos contribuindo com um estudo que só vai trazer benefícios. Importantíssimo para desenvolvimento de Lages ”, frisa o vereador.

Fonte: Câmara de Vereadores de Lages



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 22°C  MIN: 17°C
veja a previsão completa