Fábrica de artigos tradicionalistas recebe visita de secretário


Categoria Política
Publicado em 04/09/2013




Amante dos costumes tradicionalistas desde a tenra idade, Débora de Souza Pereira encontrou no dom da costura um jeito de aliar trabalho a lazer. A jovem empresária de 33 anos montou a fábrica de lenços e gravatas tradicionalistas artesanais de cetim, Deluan Artigos Gaúchos, na própria casa e mesmo num espaço um pouco minúsculo consegue atender uma gama significativa de clientes dentro e fora de Lages. Na semana passada, o secretário do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Luís Carlos Pinheiro Filho, e o diretor de Trabalho e Renda, Álvaro Mondadori, fizeram uma visita a ela, no Petrópolis.
Grande parte dos produtos é elaborada com a estampa “Cavalo Crioulo”, conhecida entre laçadores, ginetes, músicos e dançarinos e Centros de Tradições Gaúchas (CTGs). A produção ultrapassa a quantia de dois mil lenços por mês. O mercado compreende os Estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Mato Grosso.
Com 30 clientes, o empreendimento faz parte do Programa Empreender Lages. “Fabricamos e encaminhamos lenços para a Expointer, de Esteio (RS). São produtos lageanos, da nossa terra”, conta Débora, ao frisar que a marca está produzindo peças para a Semana Farroupilha, colaborando para a preservação da cultura do Rio Grande do Sul.
Débora mantém o serviço junto a sua mãe e duas funcionárias, com algumas máquinas de costura, mas parte da mão de obra é terceirizada. “Foi um prazer conhecer a Débora, uma lutadora. Lages precisa de mais exemplos assim. Produtos de qualidade feitos em Lages e comercializados no Sul e fora. A Deluan serve de referência”, elogia Pinheiro. “Estamos conhecendo nossos empreendedores e colocando a administração municipal de Elizeu Mattos e Toni Duarte ao alcance de todos”, finaliza o secretário.

Fonte: Prefeitura de Lages



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 22°C  MIN: 8 °C
veja a previsão completa