Manejo de araucária vai a debate no dia 10 de outubro


Categoria Meio Ambiente
Publicado em 01/10/2013




Entre as reuniões preparatórias, uma ocorreu nesta sexta-feira. O que estará em pauta será o fator para preservar de maneira sustentável

A Secretaria de Agricultura e Pesca apoia a audiência pública sobre o Cultivo e o Manejo Sustentável do Pinheiro Araucária na região serrana, que será realizada na Câmara de Vereadores, no dia 10 de outubro. A audiência foi requerida pelo vereador Vone Scheuermann. Entre as reuniões preparatórias, uma ocorreu nesta sexta-feira (27), com a presença do comandante da Polícia Ambiental, Frederick Rambusch, do diretor da Associação Catarinense de Empresas Florestais, Mauro Muraro, produtores rurais e autoridades municipais.
O cultivo e manejo geram dúvidas às comunidades rurais que, muitas vezes, necessitam de madeira para construir galpões ou fazer melhorias em suas residências. A intenção é discutir o que está na lei e a situação do produtor rural em relação ao manejo da araucária, de maneira que se possam retirar as árvores que já encerraram seu ciclo natural e, de forma responsável e legal, fazer uso das matas.
Segundo o vereador, existe uma polêmica em relação à inclusão da araucária como planta em extinção. Ele explica que a proteção do Código Ambiental reduz a possibilidade de corte, assim, o produtor não deixa a mesma crescer, o que acaba prejudicando na preservação da espécie. O que estará em pauta será o fator para preservar as araucárias de maneira sustentável e verificar as necessidades do agricultor. “Estivemos em Brasília convidando deputados federais e senadores para virem participar, e estou muito contente porque hoje conversei com o governador Raimundo Colombo e ele afirmou que é de interesse do Estado resolver esse impasse”, finaliza.

Fonte: Prefeitura de Lages



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 22°C  MIN: 8 °C
veja a previsão completa