Foco de dengue é encontrado e eliminado no Centenário


Categoria Meio Ambiente
Publicado em 17/10/2013




Mais um foco do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, foi encontrado pelos Agentes da Dengue do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) do município, no bairro Centenário na última semana, próximo à Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Professor Joaquim Henriques. Somente neste ano foram detectados seis focos do mosquito em Lages e este último já foi eliminado. Durante esta semana a equipe realizará a varredura em um raio de 300 metros, como forma de prevenção, no bairro.

Para ter o controle da proliferação do mosquito e consequentemente da doença, estão espalhados pela cidade 600 armadilhas em residências e pontos comerciais e mais 250 pontos estratégicos como borracharias, floriculturas, cemitérios e ferros-velhos, vistoriados frequentemente.

O biólogo do CCZ, Márcio Rodrigues da Silva, explica que não há motivos para preocupação. “Quando um foco é detectado a equipe realiza uma operação pente-fino e os membros são responsáveis por vistoriar cada residência que esteja dentro do círculo de risco”, diz.

Como foi constada a presença do mosquito em área residencial, a equipe continuará fazendo as vistorias no bairro até o fim desta semana. “Para que o mosquito não se prolifere no município, é fundamental que o cidadão contribua com os Agentes da Dengue, ouvindo suas orientações e deixando-o adentrar nas residências para uma vistoria mais efetiva”, explica.

Os Agentes trabalham devidamente uniformizados e repassam todas as informações necessárias ao cidadão. “Trabalhamos na forma de prevenção e como a dengue ainda é uma doença relativamente nova aos lageanos é importante que se conheça as maneiras de evitar que o mosquito se reproduza”, afirma Márcio.

O biólogo ainda deixa claro que não há registros de que a doença tenha sido contraída em Lages. “Tivemos alguns casos de dengue no município, mas as pessoas a contraíram fora do território lageano e, para manter este quadro, é preciso haver a conscientização de cada cidadão”, conta.

Algumas atitudes simples podem contribuir para manter a cidade fora do alcance do mosquito da dengue, como não deixar água acumulada em pneus, vasos de plantas, manter lixeiras, caixas d’água, tambores e cisternas fechados, evitar acúmulo de entulhos no quintal entre outros. “São ações simples que, se corriqueiras, podem eliminar o mosquito”, declara o Márcio.



Ações para o dia de Finados



Com a proximidade do dia de Finados, a movimentação nos cemitérios da cidade aumenta e, focando em diminuir consideravelmente o risco de possíveis focos do mosquito, a equipe do CCZ está fazendo uma campanha informativa, com o auxílio da Cúria de Lages.

Durante este período é muito comum prestar homenagens aos entes queridos e deixar flores nos jazigos, o que pode contribuir para o acúmulo de água parada. “Os suportes para as flores podem se tornar verdadeiros criadouros do mosquito e como em novembro as temperaturas começam a ficar mais elevadas e há aumento no volume de chuvas, os riscos para a reprodução do mosquito aumentam consideravelmente”, alerta. Para isso um material informativo, com todas as orientações sobre como não deixar água parada nestes locais, será distribuído em igrejas e na comunidade.

Fonte: Prefeitura de Lages



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 23°C  MIN: 8 °C
veja a previsão completa