Lançado o Salão do Livro da Serra Catarinense


Categoria Cultura
Publicado em 27/02/2014




A estrutura física será montada na praça Joca Neves por meio de uma parceria público-privada. Haverá 13 estandes destinados aos livreiros, um salão de literatura infantil e um auditório para cerca de 250 pessoas


A prefeitura, por meio da Fundação Cultural de Lages (FCL), lançou oficialmente, na manhã desta quarta-feira (26), o Salão do Livro da Serra Catarinense, evento que ocorre de 24 a 30 de março, das 9h às 21h, na praça Joca Neves. Nesta primeira edição, o evento literário fará uma homenagem ao escritor lageano Cristóvão Tezza e contará com a participação de escritores renomados no país, em Santa Catarina e em Lages. A temática deste ano trata do “Livro, leitura e cidade”.

O diretor de Difusão e Articulação Cultural da FCL, Adilson de Oliveira Freitas, lembra que o objetivo é promover o livro e a leitura com ênfase no leitor e que essa é uma das prerrogativas das políticas públicas do Sistema Nacional de Cultura. “Pensamos num evento que possibilite o encantamento do público, por isso, estamos trazendo uma programação bastante rica”, explica. Carol Bensimon, Ricardo Corona e José Geraldo Couto são escritores com renome nacional e estarão no Salão do Livro.

De Santa Catarina participam Fábio Bruggemann, Patricia Galelli, Regina Carvalho, Dennis Raduz, Cristiano Moreira, João Chiodini e Demétrio Panarotto. Os autores lageanos Raul Arruda Filho, Maria Waltair Carvalho, Armin Daniel Reichert, Névio Fernandes e Bruno Fortkamp também darão sua contribuição. A programação tem ainda apresentação teatral, contação de histórias e musicais.



Parceiros



A estrutura física será montada na praça Joca Neves por meio de uma parceria público-privada. Haverá 13 estandes destinados aos livreiros, um salão de literatura infantil e um auditório para cerca de 250 pessoas. Nesse último, o público poderá acompanhar as mesas literárias com participação e mediação dos autores.

O Salão do Livro da Serra Catarinense será realizado com recursos da administração municipal, porém, os organizadores buscam empresas parceiras para captação de recursos por meio da Lei de Incentivo à Cultura, popularmente chamada de Lei Rouanet. “Algumas já sinalizaram positivamente ao nosso pedido e outras serão visitadas nos próximos dias”, diz o superintendente da FCL, Mauricio Neves de Jesus.

Secretaria Municipal de Educação, Facvest, Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) e Instituto José Pascoal Baggio serão mobilizadores do público. A FCL emitirá certificado de participação para alunos. O Serviço Social do Comércio (Sesc) fará sua contribuição com atrações da programação. A Associação Lageana de Escritores (ALE) tem um dia para suas atividades dentro do Salão do Livro.

Fonte: Prefeitura de Lages



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 22°C  MIN: 8 °C
veja a previsão completa