Consultoria visa elaboração do Plano de Coleta Seletiva


Categoria Meio Ambiente
Publicado em 28/04/2014




A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos contratou, através de licitação, a empresa Ampla Consultoria e Planejamento, de Florianópolis, para orientar a gestão e elaborar um Plano de Coleta Seletiva no município. Também será realizado um estudo gravimétrico dos resíduos sólidos urbanos depositados no aterro sanitário. O objetivo é analisar a origem, a composição e a geração desses resíduos, fornecendo subsídios para avaliação da eficiência do sistema de coleta.

Foram selecionadas duas áreas para iniciar o trabalho. Em uma delas é realizada a coleta seletiva, onde será analisada a participação da população na separação do lixo reciclável do orgânico e que tipo de material está sendo levado para o aterro. “A partir daí poderemos tomar providências e dar encaminhamentos para otimizar a coleta e pensar em políticas públicas para amenizar o problema. A consultoria nos dará embasamento para orientar a gestão dos resíduos sólidos a longo prazo, de dez a 15 anos próximos”, comenta a bióloga da secretaria, Michele Pelozato.

O trabalho de consultoria deve durar aproximadamente dez meses. Será realizado um levantamento de todas as empresas que fazem a reciclagem no município, inclusive com compra e venda dos materiais, o itinerário da coleta seletiva, catadores autônomos, associações e cooperativas de reciclagem. “A formação de novas associações será incentivada. Criaremos metas para aumentar a reciclagem”, enfatiza Michele.



Como será desenvolvido o plano



Nessa primeira etapa estão sendo coletadas informações para elaborar o diagnóstico, que inclui o estudo da composição gravimétrica dos resíduos no aterro sanitário. Será detectado o percentual de lixo reciclável misturado ao orgânico que acaba sendo aterrado sem separação. “Após o diagnóstico de como é feita a coleta seletiva e suas deficiências, serão instituídas metas e elaborados planos, projetos e programas ambientais para incentivar e aumentar o índice de reciclagem em Lages”, diz a engenheira sanitarista e ambiental da Ampla, Cristiane Folzke.

Na segunda etapa serão definidos os setores da coleta seletiva, o itinerário e a mão de obra para o trabalho, dimensionamento das unidades que receberão o material, além da triagem e o beneficiamento dos resíduos. “O município tem uma vantagem com relação a outros por ter a coleta seletiva implantada, embora ainda não seja em todo o território. Esse projeto vem justamente para abranger em sua totalidade”, afirma Cristiane.

Fonte: Prefeitura de Lages



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 22°C  MIN: 18°C
veja a previsão completa