Semana do Museu Thiago de Castro tem atividades diversificadas


Categoria Cultura
Publicado em 15/05/2014




Até 18 de maio, data em que se comemora o Dia Internacional de Museus, o Thiago de Castro oferece uma programação variada para crianças, jovens e adultos. A abertura oficial da 9ª Semana da instituição ocorreu nesta segunda-feira (12), no auditório da Fundação Cultural de Lages (FCL). O evento segue a temática nacional: “Museus: as coleções criam conexões”.


Atrações


O Serviço Social do Comércio (Sesc) participa da programação com a mostra de cinema Nueva Mirada para Infância e Juventude com a exibição de filmes de curta e longa metragem. Na oficina “Origamundo”, os participantes aprendem a confeccionar origamis, que é a arte tradicional e secular japonesa de dobrar o papel, criando representações de determinados seres ou objetos com as dobras geométricas de uma peça de papel, sem cortá-la ou colá-la. Há também a exposição “Romance escrito em pérolas”, da artista Marilda Wolff. A coordenadora do Thiago de Castro, Carla Souza, explica que, a partir da exposição, os visitantes são encaminhados para uma oficina de textos poéticos.


Programação de quarta


Além das mostras cinematográficas e a oficina de origami, a programação desta quarta-feira (14) conta com a participação dos contadores de história do Sesc, a roda de causos da Associação Matakiterani e a oficina “História das mulheres e as relações de gênero”. Carla destaca que aqueles que desejarem participar basta estar nos locais e horários de cada atividade, especialmente as agendadas para o período noturno, que são destinadas aos estudantes e professores. “Vamos acolher e emitir certificado para todos, independente de ter feito ou não a inscrição antecipada”, reforça.


Nos outros museus


Outras instituições museológicas de Lages estão com atividades para a comunidade em comemoração ao Dia dos Museus. No Malinverni Filho tem oficina de fotografia para contar a história de Lages, brinquedos e brincadeiras antigas, contação de causos e visitas mediadas. No Museu Ferroviário ocorrem as visitas guiadas, exibição de filme, passeio de maria-fumaça, oficina de desenho e de história. E Alceu Reche recebe os visitantes no espaço que leva seu nome.


Serviço


Museu Thiago de Castro: 3222-7603 / 9924-1773, com Geandria ou Josias


Museu Malinverni Filho: 3222-0897, com Catarina


Museu Ferroviário: 3251-9565, com José ou Trindade


Museu Alceu Reche: 3224-1784, com Alceu

Fonte: Prefeitura de Lages



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 22°C  MIN: 18°C
veja a previsão completa