Material orgânico da poda de árvores é usado no paisagismo


Categoria Meio Ambiente
Publicado em 30/07/2014




O equipamento, que custa aproximadamente R$ 300 mil, foi cedido pela empresa Tractebel em sistema de comodato, ou seja, ficará à disposição da secretaria sem custos para o município. O contrato estabelece um prazo de três meses para então ser devolvido. No período de poda, todos os dias chegam ao horto cerca de oito caçambas com 40 metros cúbicos cada de material orgânico.

O equipamento, chamado de picador florestal, tem capacidade para triturar 45 metros cúbicos de material por hora. Em poucos segundos galhos e toras de até 15 centímetros de diâmetro são transformados em farelo de dois centímetros. De acordo com o engenheiro agrônomo da secretaria, Geovani Tomazelli Guesser, a máquina reduz em 70% o volume do material a ser triturado, o que facilita o processo de decomposição e compostagem, até que se transforme em adubo.

Ele explica que o material orgânico utilizado como substrato traz muitos benefícios para as plantas, como a manutenção da umidade dos canteiros, qualidade de nutrientes, redução de ervas daninhas, entre outros. “Para termos essas flores bonitas que embelezam a cidade precisamos nos dedicar e cuidar dos canteiros no horto. O material das podas ajuda muito nesse processo”, comenta Geovani.

Fonte: Prefeitura de Lages



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 22°C  MIN: 18°C
veja a previsão completa