Horto Municipal produz 70 mil mudas de flores por ano


Categoria Meio Ambiente
Publicado em 06/08/2014




Quem chega ao local fica admirado pela beleza e vivacidade dos canteiros que permanecem coloridos mesmo no frio intenso do inverno serrano

As flores que colorem e dão vida às praças públicas, ruas, avenidas e parques da cidade são produzidas em um local apropriado, com estufas e canteiros preparados por profissionais especializados. O Horto Municipal, gerenciado pela Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos, está localizado no bairro Várzea e produz em média 30 mil mudas de flores, de espécies diferentes, a cada estação. Ao longo do ano a produção chega a mais de 70 mil mudas, distribuídas também entre entidades filantrópicas e instituições credenciadas.

Quem chega ao local fica admirado pela beleza e vivacidade dos canteiros que permanecem coloridos mesmo no frio intenso do inverno serrano. São produzidas nesta estação flores mais resistentes, próprias para a época, desde as mais conhecidas, como o amor-perfeito, cravina, boca-de-leão e a calêndula, até as mais exóticas e de características mais complexas, como a cinerária, festuca e o repolho ornamental, este nas cores roxa e branca.

O trabalho no horto é coordenado por Antônio Xavier Pereira Filho em parceria com o engenheiro agrônomo da secretaria, Giovanni Tomazelli Guesser. Eles explicam que o segredo para garantir mudas saudáveis é proporcionar um ambiente nutritivo, e isso se consegue com a adubação correta. Para obter o resultado esperado, todo material orgânico proveniente de podas de árvores e arbustos é utilizado na compostagem feita no próprio horto – recentemente a equipe recebeu, em regime de comodato com uma empresa particular, um equipamento triturador que facilita o processo.

O secretário de Meio Ambiente, Mushue Hampel, relata que as mudas são distribuídas prioritariamente nos parques e praças e depois em outras estruturas do município. As flores e arbustos produzidos no horto também são utilizados em trabalhos de paisagismo de eventos municipais. Entidades e instituições que desejem receber mudas precisam se cadastrar.

Fonte: Prefeitura de Lages



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 22°C  MIN: 17°C
veja a previsão completa