Assinada portaria que inclui Sinotruk no Programa Inovar-Auto


Categoria Política
Publicado em 15/08/2014




O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Mauro Borges Lemos, assinou portaria que inclui a montadora chinesa Sinotruk no programa de incentivos federais Inovar-Auto. A medida será publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira, 14, e permitirá o início das obras de construção da unidade em Lages, no Planalto Serrano. "O Governo do Estado, junto com a Sinotruk, elaborou um plano de investimentos exequível para a estruturação do negócio”, destacou Lemos.

Conforme o ministro, a instalação da fábrica em Santa Catarina refletirá positivamente no cenário econômico nacional. “É uma grande fabricante mundial de caminhões, que nos apresenta um projeto de investimentos, em uma primeira etapa, de US$ 300 milhões, podendo chegar a US$ 1 bilhão. Isto, sem dúvida, vai gerar um impacto muito relevante para a economia nacional”, disse.

A fábrica em Lages será a primeira unidade da Sinotruk fora da China. A produção anual da planta vai começar em 400 caminhões montados por turno, com capacidade para chegar em 5 mil veículos por ano, em um único turno. A unidade será construída no Polo Industrial de Índios, ao lado da BR-282, gerando cerca de 400 empregos nessa primeira etapa, número que aumentará significativamente em função da cadeia de fornecedores a ser instalada em volta da montadora. "A Sinotruk está entre as maiores fábricas de caminhões do mundo e que já está presente no Brasil com caminhões importados. Agora, contará com a implantação de uma indústria própria em Santa Catarina, gerando emprego e renda e aumentando as vendas da empresa no país", lembrou o presidente da SC Parcerias, Paulo César Costa.

A Sinotruk

A China National Heavy Duty Truck Group Corporation (CNHTC), dona da marca Sinotruk, foi constituída na China em 1935. No início da década de 1980, adquiriu tecnologia de motores Steyr, formando também outras parcerias com grandes empresas do setor automotivo.

A Elecsonic, constituída em 2009 por sócios brasileiros, todos do setor automotivo, conhecida como Sinotruk Brasil, é a importadora dos caminhões chineses. A empresa está localizada na cidade de Campina Grande do Sul, na região metropolitana de Curitiba (PR). Para construção da fábrica brasileira, criou-se uma join venture (associação de empresas para explorar o negócio sem perder personalidade jurídica), com a participação das empresas CNHTC e Elecsonic, além do próprio Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da SC Parcerias.

A join venture foi habilitada no Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos Automotores (Inovar-Auto), do governo federal. Com a medida, a empresa terá direito a benefícios como descontos no pagamento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para os veículos produzidos no Brasil. Em contrapartida, a montadora deverá usar um percentual mínimo de peças nacionais.

O prazo máximo para a empresa concluir as obras e iniciar a produção, sem perder o direito aos benefícios, é de dois anos. Além do Inovar-Auto, a Sinotruk recebeu incentivos do Governo do Estado e a doação do terreno por meio de parceria entre Governo do Estado e prefeitura de Lages.

Fonte: Secretaria Executiva de Articulação Nacional



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 22°C  MIN: 18°C
veja a previsão completa