Descarte clandestino de lixo preocupa administração municipal


Categoria Meio Ambiente
Publicado em 09/09/2014




O descarte incorreto de lixo em pontos clandestinos preocupa a administração municipal. Foram detectados aproximadamente 23 locais onde ocorrem as infrações. O problema acontece não somente no perímetro urbano, mas também na zona rural, principalmente em acessos às localidades, como o da Coxilha Rica. Um dos pontos com maior número de flagrantes é o pela antiga BR-2.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Mushue Hampel, é grande a quantidade de resíduos sólidos descartados, com muita incidência de lixo eletrônico. “Conseguimos equilibrar a situação e coibir a ação dos infratores. O monitoramento é feito por fiscais do Meio Ambiente, que tem o trabalho facilitado através de denúncias da própria comunidade, mas os descartes continuam”, comenta Hampel.

Em Lages foram detectados 23 pontos clandestinos. Um deles é na avenida Belizário Ramos (Carahá), no bairro Caça e Tiro. Outro é na rua aos fundos do aeroporto, com grande quantidade. “O que mais encontramos é lixo doméstico. Não consigo entender porque a pessoa sai de sua casa para jogar lixo tão longe, sendo que a coleta é feita periodicamente em todo o município e também no interior”, lamenta o secretário.

Todos os pontos são fiscalizados e a limpeza é feita periodicamente, com a colocação de placas indicativas da infração. “Não temos um grande efetivo para ficar à disposição somente para a fiscalização. Mas ainda assim temos avançado bastante graças às denúncias (muitas feitas com aparelhos de telefone celular), inclusive com registros fotográficos, possibilitando identificar o infrator e placa de veículos”, garante.

Se as investigações procedem, ocorre o processo, sendo aplicada multa conforme o código de conduta do município. O valor varia de acordo com a quantidade de lixo encontrada e o tipo de dano que causa ao meio ambiente – se vai poluir o lençol freático, a textura do material, entre outros fatores.



Campanha de conscientização



Recentemente foi deflagrada uma campanha em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), chamada Recicla CDL, com objetivo de conscientizar sobre o descarte correto do lixo eletrônico. Há um barracão, na rua Humberto de Campos, da empresa Centro Eco Sul, que recolhe esse tipo de lixo, depositado pelos usuários. Alguns componentes são selecionados e reaproveitados por empresas especializadas.

E para facilitar o acesso à população, um contêiner foi fixado permanentemente no terminal rodoviário Dom Honorato Piazera, 24 horas por dia, todos os dias da semana e também nos fins de semana. As pessoas podem depositar seu lixo eletrônico ou então ligar para a Secretaria de Meio Ambiente que passará todas as orientações.

Em novembro será desencadeada pela Secretaria de Meio Ambiente uma grande ação no município. É o Dia D de recolhimento do lixo eletrônico doméstico. “Iremos recolher somente lixo doméstico, pois o material empresarial e comercial é obrigação da própria empresa fazer o descarte correto”, explica Hampel.

Fonte: Prefeitura de Lages



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 23°C  MIN: 8 °C
veja a previsão completa