Árvores do parque Jonas Ramos passam por desbaste


Categoria Meio Ambiente
Publicado em 10/09/2014




Todos os resíduos, como galhos e troncos, estão sendo encaminhados ao Horto das Flores, no bairro Várzea, onde serão triturados e transformados em adubo orgânico.

A Secretaria do Meio Ambiente, através do Setor de Parques e Praças, está realizando nesta semana o serviço de poda das árvores do parque Jonas Ramos (Tanque). Ao todo são seis da espécie legustro, localizadas no entorno do lago, além de outros serviços de limpeza. De acordo com o agrônomo responsável Giovanni Tomazelli Guesser, está sendo necessária uma poda mais drástica porque as árvores encontra-se em um patamar de altura muito elevado, chegando a 18 ou 20 metros. Ele diz que o tamanho ideal para árvores dessa espécie é no máximo 15 metros de altura. “Passando disso há risco de queda ou galhos podem lascar e cair”, comenta.

Outro problema é que as árvores estavam tomadas por ervas daninhas. A remoção e limpeza estão sendo feitas de forma mecânica pelas equipes da secretaria. Todos os resíduos, como galhos e troncos, estão sendo encaminhados ao Horto das Flores, no bairro Várzea, onde serão triturados e transformados em adubo orgânico. Alguns legustros do Tanque, segundo Giovanni, têm cerca de 40 anos de idade e poucas vezes passaram por manutenção.

Também será feita a poda das cerejeiras e aroeiras, às margens dos passeios do parque. “Deixaremos os galhos com até dois metros de altura para não comprometer a passagem das pessoas que visitam o local”, diz. E no domingo será iniciado o desbaste das cerejeiras da rua Frei Gabriel, entre a avenida Dom Pedro II e a Catedral Diocesana.



Continua poda na Carahá



Há algumas semanas foi iniciado o desbaste de todas as árvores às margens da avenida Belizário Ramos (Carahá). O serviço continua, com previsão de conclusão em uma semana. São mais de sete quilômetros de extensão, interligando vários bairros. O objetivo é revitalizar as árvores que estavam muito altas e com visual estético deformado, além do risco iminente de queda. As árvores, em sua maioria da espécie álamo, araçá, plata, ipê amarelo, chorão e legustros são antigas e chegam a 20 anos de idade. Algumas alcançam mais de 15 metros de altura, o que é considerado perigoso ao longo de uma avenida movimentada.

Fonte: Prefeitura de Lages



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 22°C  MIN: 17°C
veja a previsão completa