Segunda-feira inicia castração de animais no Centro de Zoonoses


Categoria Meio Ambiente
Publicado em 12/09/2014




Segunda-feira (15) serão iniciadas as castrações de animais de rua no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), no bairro Tributo. Esta era uma reivindicação antiga da comunidade – e muito debatida pela sociedade. Haverá uma solenidade simbólica para o primeiro procedimento. O prefeito Elizeu Mattos e autoridades estarão presentes, às 15h. A resolução do problema é uma iniciativa das Secretarias de Saúde e do Meio Ambiente, através da Vigilância em Saúde e da Gerência de Proteção Animal.

Na quinta-feira (11) foram finalizados os detalhes técnicos e instalação de equipamentos que faltavam ser ajustados no centro cirúrgico. As adaptações são exigências do Conselho de Medicina Veterinária e da Vigilância Sanitária de Lages. Nesta sexta-feira (12) o Conselho faz uma vistoria de avaliação e aprovação. “Nossa meta sempre foi ter sob controle a proliferação dos animais domésticos no município”, diz o secretário do Meio Ambiente, Mushue Hampel.

No Centro de Zoonoses, a castração será focada principalmente nos machos. Em breve um convênio será firmado com o Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV) para que o procedimento seja feito nas fêmeas. “Hoje a proliferação desenfreada de animais abandonados é um grande problema na cidade, pois disseminam doenças e atrapalham o trânsito”, explica.

De acordo com a coordenadora do Centro de Zoonoses, Rose Cristina Possato, os primeiros animais já cadastrados poderão ser encaminhados para o procedimento. O foco principal são os de rua, capturados pelo Centro de Zoonoses, e há aqueles sob cuidados das organizações não governamentais (ONGs). A comunidade de baixa renda também será beneficiada, mediante cadastro. O atendimento será realizado de segunda a sexta-feira no próprio Centro de Zoonoses.

Fonte: Prefeitura de Lages



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 22°C  MIN: 17°C
veja a previsão completa