Professora municipal de Lages lança livro sobre alfabetização


Categoria Cultura
Publicado em 17/11/2014




A alfabetização e o letramento na proposta curricular de Santa Catarina é o tema do livro recém-lançado pela professora efetiva da rede municipal de ensino, Ivonete Benedet Fernandes Coan. O livro "Alfabetização com Letramento: uma análise à luz da Proposta Curricular de Santa Catarina" é editado pela CRV, editora de Curitiba (PR) e tem como coautora a professora doutora Maria de Lourdes Pinto de Almeida.

Os interessados podem adquirir o livro na livraria Serrana, por R$ 40,00, ou no Sindicato Municipal dos Profissionais em Educação de Lages (Simproel). Os associados ao Simproel têm a opção de realizar o pagamento com desconto em folha.

Há 30 anos Ivonete se dedica ao ensino público do município. Formada em Psicologia pela Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), é pós-graduada em Metodologia do Ensino pela Faculdade de Ciências e Letras Plínio Augusto do Amaral, de Amparo (SP) e mestre em educação pela Uniplac. O livro é resultado da pesquisa realizada durante o mestrado. "O objetivo de escrever o livro surgiu desde o início da pesquisa do mestrado", conta.

Ivonete levou quase três anos para concluir a obra. A escolha do tema foi estimulada pela vivência como professora alfabetizadora. "Compartilho um conjunto de questões e preocupações de quase todos os profissionais do ensino fundamental do país: quase metade das crianças brasileiras do terceiro ano não sabe ler a contento, a ineficiência da escola, o nível de aprendizagem dos alunos, o alto índice de reprovação nos anos iniciais, a exclusão, a formação oferecida aos professores e a precariedade dos livros didáticos", revela. Este conjunto de preocupações originou a pesquisa do mestrado que se tornou livro.

Antes disso, a professora já havia tido uma experiência literária vivida em colaboração com outros professores. "Em 2007, como professora formadora da SEML [Secretaria de Educação do Municipal de Lages], na área da alfabetização, preocupada com os problemas educacionais nos anos iniciais do Ensino Fundamental, percebi a necessidade de um trabalho coletivo que contribuísse para o ensino da alfabetização", comenta.

O resultado foi o livro intitulado "Alfabetização: conceitos e atividades", contendo orientações metodológicas, conceitos e atividades favoráveis à alfabetização. O material foi disponibilizado aos professores alfabetizadores do Sistema de Ensino do Município de Lages. O livro, desenvolvido por uma equipe de professores comprometidos com a educação, teve o incentivo financeiro da prefeitura.

Agora, ao ver o livro de autoria própria publicado, Ivonete diz que se sente ao mesmo tempo realizada e emocionada. "É maravilhoso ver mais um sonho se concretizando em minha vida", descreve. A publicação deve integrar o acervo das grandes universidades do país e estar disponível em outras livrarias.

Fonte: Simproel



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 24°C  MIN: 16°C
veja a previsão completa