Começa curso para mães e bebês no Gethal


Categoria Saúde
Publicado em 03/12/2014




A tarde desta terça-feira (2) foi inesquecível para nove mamães e seus bebês. Elas participaram do primeiro dia do projeto Mãe me Quer: “Slingar”, movimentar e tocar, desenvolvido pela Secretaria de Saúde, através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf). Os encontros acontecerão em quatro terças-feiras. O curso é realizado no Serviço Social da Indústria (Sesi), no Gethal, sem custos. As mães interessadas devem telefonar para 3225-1746 e inscrever-se.

As idealizadoras do projeto são a fisioterapeuta Dayane Vieira e a psicóloga Leiliane Goulart Raimundo. Haverá relaxamento com shantala e em ofurô. As ginásticas devem ser feitas pelas mães 40 dias após o parto normal e 60 dias depois da cesariana, com oito a dez repetições. Os bebês são aconchegados pelas suas mães com músicas em ritmo tranquilo. Sling, em inglês, significa “tipoia” e consiste numa iniciativa de aconchego e relaxamento da criança junto à mãe.

Como usar

O sling é um pedaço de tecido usado para carregar o bebê na parte da frente da mulher. É um facilitador do colo, imita a posição natural dos braços de quem carrega o bebê, respeita a espinha dorsal da criança, sem pontos de força. O uso de slings é praticado há milhares de anos. É um modelo artesanal de carregador de bebês utilizado nos países africanos e que estão se tornando cada vez mais comuns em outros lugares do mundo.

Está comprovado cientificamente, segundo informações das idealizadoras do projeto, que com a adesão do sling os bebês são beneficiados com menos vezes de choro, contam com melhor desenvolvimento mental, emocional e físico, e têm menor incidência de cólicas e vômitos. Pode ser usado desde o primeiro dia de vida. Não há limite de idade para carregar o filho no sling, mas geralmente os pais usam até os 3 anos, ou 22 quilos, segundo Dayane Vieira.

Os cuidados

A mãe deve ter certeza de que o queixo e o peito da criança estejam com pelo menos um dedo de distância, ouvir a respiração do bebê, deixando boca e rosto livres do tecido, sentir sua respiração e carregá-lo acima dos seus quadris, em uma altura que possa ser acarinhado. Não se deve nunca cobrir o rosto da criança, ou colocar objetos dentro do carregador, usar o acessório no carro, e manipular alimentos quentes e objetos cortantes durante o uso. O carregador de pano é encontrado em lojas especializadas e custa, em média, R$ 70,00.

Mães aprovam

Camila de Barros Oliveira adorou a ideia já no primeiro dia do curso no Gethal. A dona de casa, de 24 anos, é casada, mora no Gethal e está encantada como mãe de primeira viagem. “O Erick tem 36 dias. Desconhecia esta técnica e estou amando”, garante. Com o nome sugestivo, Infância Prestes Alves, 47, mora no Guadalajara e está “pulando” de alegria com a vinda do primeiro neto, o Nicolas, de 4 meses. Ela está no papel de mãe enquanto os pais da criança trabalham. “Eu larguei tudo para cuidar dele e curtir. O sling proporciona um contato maravilhoso”, detalha.

Fonte: Prefeitura de Lages



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 24°C  MIN: 10°C
veja a previsão completa