Pronto-atendimento reabre suas portas


Categoria Saúde
Publicado em 11/12/2014




O pronto-atendimento Tito Bianchini retomou suas atividades na manhã desta quinta-feira (11). Depois dos sérios estragos causados pelo temporal de granizo do dia 13 de outubro, quando 60% das edificações de Lages foram atingidas com danos, o pronto-atendimento volta a prestar atendimento 24 horas por dia, no Centro. Enquanto a estrutura física era restabelecida, o serviço estava sendo prestado na Sessão de Saúde do 10º Batalhão de Engenharia de Construção (BEC), no Conta Dinheiro, cedido pelo Exército.

O diretor de Atenção Especializada (Pronto-Atendimento), Raphael Cascaes, reitera que o ambiente passou por uma espécie de reforma com substituição de telhas; forro; fiações elétricas; pintura; reparos de equipamentos e móveis; aquisição de materiais. A transferência de leitos, equipamentos e móveis ocorreu na madrugada desta quinta.

Cerca de 400 pessoas são atendidas no Tito Bianchini, diariamente. O pronto-atendimento recebe pacientes para os quais a Unidade Básica de Saúde (UBS) não oferece suporte por conta da gravidade dos casos. “A UBS serve como porta de entrada para a Atenção Básica. Os pacientes devem passar primeiramente pela Unidade e, se necessário, aí então serem encaminhados ao Tito Bianchini”, ressalta Cascaes.

Pacientes em busca de renovações de receita médica e com dores persistentes há dias devem se dirigir à UBS de sua abrangência. Da competência do setor de emergência do Hospital Nossa Senhora dos Prazeres fazem parte os casos referenciais de trauma e os neurológicos, com risco de vida iminente.



Fluxo modificado

A Assessoria de Gabinete da Secretaria de Saúde informa as modificações no fluxo de atendimentos. Consultórios médicos não estão mais localizados onde estavam. Já que obrigatoriamente houve alterações, aproveitou-se o caos resultante do 13 de outubro (queda de granizo) para que fossem tomadas decisões quanto a melhoria da qualidade do atendimento.

Uma das providências se refere à colocação de uma porta de vidro para separar os pacientes que estão chegando para serem submetidos à triagem e os que já foram; e os que aguardam os médicos não permanecem mais nos bancos dos corredores em frente aos consultórios médicos. Os consultórios foram transferidos para os ambientes logo após a recepção do pronto-atendimento, onde estavam localizados farmácia e almoxarifado.

Algumas salas também foram reparadas. A criação da sala de espera de pacientes evita o tumulto de pessoas sentadas e em pé nos corredores em aguardo, conforme Raphael Cascaes. A dona de casa Natalina Mota da Silva, 64 anos, esteve no pronto-atendimento na tarde desta quinta-feira com o esposo, de 65 anos. O casal reside no bairro Vila Nova. “Fomos bem atendidos e de forma rápida”, salienta.

Fonte: Prefeitura de Lages



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 24°C  MIN: 16°C
veja a previsão completa