Alerta sobre a importância da terceira dose da vacina contra hepatite B


Categoria Saúde
Publicado em 25/01/2015




Seis meses após a mobilização estadual contra as hepatites virais, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) lembra a população sobre a importância da conclusão do ciclo de vacinação contra hepatite B. Quem recebeu a primeira dose em julho de 2014 e, 30 dias depois, a segunda, já pode tomar a terceira. O esquema completo garante a imunidade contra a doença.

De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), das 113.725 pessoas que receberam a primeira dose em julho do ano passado, pouco mais de 98 mil (86,4%) deram continuidade à vacinação. O diretor da Dive, Eduardo Marques Macário, ressalta que para estar protegido contra hepatite B é imprescindível receber as três doses. “Essa vacina integra o calendário vacinal, e quem ainda não recebeu a primeira ou a segunda dose pode procurar um posto de saúde”, lembra.

Devem se vacinar crianças a partir do primeiro ano de idade e jovens e adultos até 49 anos. Os grupos considerados vulneráveis - gestantes, manicures e pedicures, profissionais do sexo, militares, profissionais de saúde, caminhoneiros, usuários de drogas, pessoas que fazem sexo com pessoas do mesmo sexo, coletores de lixo e tatuadores - também devem se vacinar, independente da idade.

Para as crianças menores de um ano, o calendário básico de vacinação indica uma dose da vacina contra hepatite B ao nascer, sendo que o esquema vacinal é concluído com mais três doses da vacina pentavalente (aos dois, quatro e seis meses), que além de proteger contra hepatite B, previne contra difteria, tétano, coqueluche e meningite causada pelo Haemophilus.

Casos da doença em Santa Catarina

Em 2014 foram registrados 1.324 casos de hepatite B em SC. A maior incidência é entre os homens, que corresponderam a 58,3% do total de ocorrências no ano passado. Já em relação à idade, a quantidade de casos é maior na faixa etária considerada sexualmente ativa, entre 20 e 49 anos, com 868 registros (65%).

Hepatite B

A hepatite B é uma inflamação do fígado, geralmente causada por vírus, mas que, também, pode ser provocada pelo abuso de bebida alcoólica e por reação a algum medicamento. É uma doença silenciosa, que nem sempre apresenta sintomas, mas quando aparecem podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Por isso é muito importante realizar o diagnóstico precoce, o que auxilia na prevenção de doenças como o câncer de fígado e a cirrose, diminuindo, também, a necessidade de transplantes e internações.

Transmitida pelo sangue e nas relações sexuais sem preservativo, é possível pegar a doença pelo compartilhamento de objetos como agulhas e seringas, lâminas de barbear, materiais cirúrgicos e odontológicos, materiais de manicure sem adequada esterilização ou por meio de materiais para confecção de tatuagens e colocação de piercings.

Como prevenir a hepatite B

• Vacine-se contra a hepatite B;

• Não compartilhe objetos como escova de dente, lâminas de barbear ou depilar

• Usuários de drogas não devem compartilhar seringas, agulhas, cachimbos e canudos de inalação

• Assegure-se de que os materiais usados para fazer tatuagens e piercings sejam totalmente descartáveis

• Utilize material de manicure individual e esterilizado

• Use preservativo em todas as práticas sexuais.

Fonte: Governo SC



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 22°C  MIN: 18°C
veja a previsão completa