Lages é o único município da Serra com Centro de Testagem e Aconselhamento


Categoria Saúde
Publicado em 20/02/2015




A Diretoria de Vigilância em Saúde, serviço da Secretaria Municipal de Saúde, é responsável pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e pelo Laboratório Municipal, disponível a toda população durante todos os dias do ano. A diretora de Vigilância em Saúde, Rose Cristina Possato Penso, explica que os interessados em realizar os exames não necessitam de requisição ou encaminhamento médico – basta procurar o serviço apresentando documentação pessoal. Lages é o único município da Serra com Centro de Testagem e Aconselhamento



Como funciona

O funcionamento acontece todos os dias (menos na quinta-feira pela manhã), das 8h às 10h e das 15h às 17h. O horário está especificado devido à necessidade de organização do trabalho, manipulação e processamento do material coletado. Mais de cem pacientes são atendidos diariamente no CTA. Os exames são para identificação de HIV, sífilis e hepatites B e C, e de exame parasitológico de fezes para a Carteirinha de Saúde de profissionais que manipulam alimentos e trabalham em empresas compostas por até 20 colaboradores, culturas para hanseníase e tuberculose, coletas para identificação de dengue, hantavirose, leptospirose e Influenza, e coleta de carga viral.



Teste rápido

Em caso de exposição de risco, acidente de trabalho ou conforme percepção do profissional, pode-se optar em realizar o teste rápido para Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), mas ainda não há número suficiente de pessoas capacitadas para a execução do teste rápido, levando-se em conta a demanda. A capacitação para os profissionais em Lages, em acordo com a Gerência Regional de Saúde, será realizada em abril deste ano.

Após, os profissionais irão realizar o teste rápido nas gestantes e parceiros, pessoas com sinais e sintomas DSTs, expandindo o serviço a toda população conforme capacidade de recursos humanos e de estrutura física instalada. “Para o adequado atendimento à população, trabalhamos com foco no sigilo e ética profissional, oferecendo ambiente adequado para aconselhamento, não ocorrendo, desta forma, exposição do paciente diante de resultado positivo ou indeterminado”, observa a diretora de Vigilância em Saúde.



Referência regional

O Laboratório Municipal disponibiliza profissionais, materiais e equipamentos de qualidade e segurança para a comunidade lageana, sendo referência para outros municípios. O serviço oferece, inclusive, atividades para população em situação de rua, usuários de drogas e populações privadas de liberdade, anualmente, em parceria com instituições que atendem aos grupos. “Salientamos que o essencial é o uso de preservativo, a maneira mais fácil e barata de evitar qualquer DST”, finaliza Rose.

Fonte: Prefeitura de Lages



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 22°C  MIN: 18°C
veja a previsão completa