Pronatec é parceiro nos trabalhos da ITCP Uniplac


Categoria Educação
Publicado em 24/02/2015




O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec Brasil Sem Miséria), desenvolvido em Lages, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, é parceiro desde o início do ano de 2014 nas ações e trabalhos da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade do Planalto Catarinense (ITCP Uniplac).

A ITCP Uniplac atua no acompanhamento, orientação e formação de empreendimentos de economia solidária em Lages e região, além de contribuir para o ensino, pesquisa e extensão da universidade. “A ITCP é uma grande parceira, pois a equipe técnica do Pronatec realiza, quando possível, o encaminhamento ao mundo do trabalho dos alunos após a conclusão de seus cursos”, diz a psicóloga do Pronatec em Lages, Lauriane Barbosa Ramos.

O grupo de economia solidária acompanhado pelo Pronatec, ITCP Uniplac e Cáritas Diocesana é o Retalharte, localizado no bairro Copacabana. Este empreendimento iniciou através de uma parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Assistência Social, a estatal Eletrosul e a empresa de confecções Dudalina.

Uma ação social destas empresas e que possibilitam o empreendedorismo comunitário através da confecção de artigos em patchwork, principalmente bolsas. “Uma parceria onde o poder público municipal garante neste primeiro momento os gastos de aluguel do espaço, água e luz. Já a Eletrosul repassa as máquinas de costura e a Dudalina doa a matéria-prima para confecção das peças”, explica Lauriane.



Cursos do Pronatec para 2015

Para este primeiro semestre de 2015 a expectativa é que cerca de 40 cursos de qualificação profissional do Pronatec Brasil Sem Miséria sejam oferecidos em Lages através do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e o Serviço Nacional de Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat).

Isso deverá representar duas mil vagas nos cursos do Pronatec em Lages. “O processo de pactuação dos cursos com as instituições de ensino já foi realizado no fim do ano passado. Agora aguardamos o governo federal homologar os cursos para a nossa cidade e então confirmaremos as datas de período de matrículas e a listagem de cursos à comunidade”, salienta Lauriane Barbosa.

Fonte: Prefeitura de Lages



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 24°C  MIN: 9 °C
veja a previsão completa