Programa Lixo Orgânico Zero está entre os 20 melhores do país


Categoria Meio Ambiente
Publicado em 24/02/2015




O programa Lixo Orgânico Zero, desenvolvido em instituições e escolas municipais e estaduais de Lages há dois anos, foi selecionado pelo Ministério do Meio Ambiente, em um grupo de 20 projetos em todo o Brasil, como uma “Ação Referência Educares”. Isso significa que o programa está entre as 20 melhores ações de educação ambiental do país, que promovem soluções para os resíduos sólidos gerados nas cidades.

O projeto Lixo Orgânico Zero é uma iniciativa com diversos parceiros, como as Secretarias Municipais do Meio Ambiente e da Educação, Gerência Regional de Educação (Gered), Serviço Social do Comércio (Sesc), Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV/Udesc), organizado a partir do Grupo Garis. “É um orgulho para nós termos alcançado essa posição em pouco mais de dois anos de atuação. Sabemos porque chegamos nesse ponto. Não é somente porque temos uma proposta simples e acessível a qualquer cidadão. Os parceiros que acreditaram e abraçaram o projeto foram os grandes protagonistas desta caminhada de sucesso”, comenta Silvia Oliveira, responsável pela Educação Complementar do Sesc e integrante do projeto.



Participação das escolas

Além da comunidade, o programa teve a adesão de 96 escolas municipais, entre Centros de Educação Infantil Municipal (Ceims), Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs) e Escolas Municipais de Educação Fundamental (Emefs), estas no interior do município. De acordo com a engenheira agrônoma da Secretaria de Educação, Katja Volkert Dal Pont, praticamente todas as escolas reaproveitam o lixo orgânico.

Outro projeto que é desenvolvido paralelamente ao programa é o “Hortas Escolares”, na rede municipal. Todo o lixo recolhido nas unidades se transforma em adubo para as hortas e jardins, de forma natural, através da compostagem. As atividades têm envolvimento direto dos alunos como forma de educação ambiental nas escolas, de forma prática e dinâmica.



Como funciona o projeto

O programa Lixo Orgânico Zero, iniciado no fim de 2012, tem como principal objetivo destruir todos os resíduos orgânicos gerados pelo município (1.100 toneladas por mês) na sua origem, próximo dos locais onde foi gerado, ou seja, em cozinhas de residências, condomínios, escolas e comércio, retirando esse resíduo do circuito tradicional da coleta pública de lixo e reduzir o custo do serviço em mais de R$ 2 milhões.

Utilizando-se do sistema de minicompostagens ecológicas, que foi desenvolvido pelo projeto, está sendo possível destruir grandes quantidades de resíduos (200 a 300 kg/metro quadrados/ano) em pequenos espaços como canteiros, jardineiras e vasos, sem que os resíduos fiquem visíveis e sem produção de odor desagradável, insetos e chorume.

A mistura com outros resíduos orgânicos abundantes, e de difícil decomposição, além do baixo custo e facilidade de manejo deste sistema, são os responsáveis pelo sucesso desta tecnologia, totalmente sob controle social. “Os lageanos estão mostrando que através de simples ações do dia a dia, a nossa cidade pode se tornar referência nacional, mostrando que o lixo não será mais um problema”, diz Silvia.

Fonte: Prefeitura de Lages



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 23°C  MIN: 8 °C
veja a previsão completa