Projeto Óleo apresenta bons resultados


Categoria Meio Ambiente
Publicado em 04/03/2015




O Projeto Óleo, elaborado e desenvolvido pelo grupo Garis, com participação das Secretarias Municipais de Educação e do Meio Ambiente, tem como objetivo informar e conscientizar a população sobre a correta destinação do óleo de cozinha usado e os impactos ambientais que este causa. Como forma de disseminar a ideia e colocar em prática a ação, várias escolas municipais e estaduais atuam como pontos de coleta.

Os números comprovam que o projeto deu certo e está cumprindo sua meta, que é conscientizar e evitar que um litro de óleo usado contamine milhares de litros de água potável. O desafio a partir de agora é ampliar o projeto e contar com a participação de outras escolas e instituições. Lages tem 17 pontos de coleta, distribuídos em todas as regiões da cidade. Entre os anos 2013 e 2014 foram coletados aproximadamente 6.600 litros de óleo, que deixaram de ser jogados no meio ambiente.

Toda a comunidade, alunos e seus familiares depositam seus resíduos nos recipientes preparados para receber o material nas escolas. A cada litro de óleo recolhido, a unidade escolar recebe R$ 0,20. O material é entregue para a empresa Duramais, licenciada para realizar este trabalho, para que dê o destino correto ao resíduo. No fim de cada semestre as instituições fazem o levantamento de quantos litros encaminharam à empresa e recebem o valor devido, que será investido em materiais para as escolas.

O valor pode ser irrisório, mas o objetivo maior é tornar crianças e adolescentes mais conscientes sobre seus deveres em favor do meio ambiente “E isso está sendo alcançado”, comenta Kátja Volkert, responsável pela educação ambiental da Secretaria de Educação. Para ela, as crianças estão cada vez mais conscientes da importância de trazer o óleo que tenha destinação correta e acabam influenciando seus familiares e, consequentemente, toda a comunidade.

Neste ano um novo convite será feito às demais escolas. “São mudanças lentas e gradativas, mas com grandes resultados. A educação ambiental não pode ser verticalizada. São bons exemplos que irão mudar a consciência dos demais”, comenta Humberto Aloísio de Oliveira, gerente da Gerência Regional de Educação (Gered).

Fonte: Prefeitura de Lages



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 24°C  MIN: 9 °C
veja a previsão completa