Ação envolve a comunidade para recolher lixo do rio Carahá


Categoria Meio Ambiente
Publicado em 12/03/2015




A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos, em parceria com a Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (Semasa) e outros órgãos e instituições, promove a terceira edição do projeto Margem Limpa, ação que tem como objetivo contar com a colaboração da própria comunidade para realizar o recolhimento de resíduos sólidos das margens do rio Carahá. Nesta terça-feira (10) os envolvidos reuniram-se para combinar como será organizado o evento.

O Margem Limpa será em um sábado, 21 de março, alusivo ao Dia Mundial da Água, celebrado no dia 22. A mobilização ocorrerá a partir das 8h e seguirá até por volta das 11h30min. A concentração será no pátio do Fórum Nereu Ramos, local de onde as equipes partirão para a limpeza por toda extensão do rio. Os participantes receberão camisetas com símbolos da campanha e os motoristas, lixeiras para uso interno nos veículos. Também serão distribuídos panfletos informativos sobre a importância da preservação da água.

O secretário de Meio Ambiente, Mushue Hampel, lembra que o projeto tem sido um sucesso desde sua primeira edição, em 2013. Inicialmente, 157 pessoas participaram da ação, em um domingo. Na ocasião foram recolhidos cerca de quatro toneladas de lixo em apenas quatro horas de operação, dos mais diversos materiais, entre eles mais de 400 pneus, móveis, tapetes e sofás. Na segunda edição houve a participação de 200 pessoas e o recolhimento de duas toneladas. “Este é o intuito da campanha, que além da limpeza, objetiva mais conscientização”, comenta Hampel.



Coleta de lixo eletrônico

Uma novidade neste ano é a campanha de recolhimento de materiais eletrônicos que estará sendo realizada no mesmo dia. A ideia surgiu porque nas outras edições do Margem Limpa vários eletrônicos foram encontrados jogados nas margens do rio. A ação de coleta será nos bairros Guarujá e Santa Helena, escolhidos por serem os maiores da cidade, com grande número de moradores.

A coleta será no período da tarde, das 13h às 16h, com ampla divulgação através das rádios e outros veículos de comunicação para que a comunidade esteja preparada. Os moradores poderão deixar seus resíduos na frente das suas residências para que as equipes da prefeitura recolham. “Poderão ser descartados materiais como celulares, baterias, computadores, pilhas. Desta vez as lâmpadas poderão ser recolhidas sem custos. Os caminhões passarão por todas as ruas, mas é importante que os moradores coloquem tudo no horário das 12h para não perder a coleta”, explica o secretário.



Fomento à campanha

Todo material será encaminhado à empresa Eco Centro Sul, licenciada para dar destinação correta aos resíduos. Para fomentar a campanha, urnas serão distribuídas em escolas municipais e estaduais, secretarias municipais e setores públicos para a coleta de pequenos eletrônicos. O projeto terá continuidade ao longo do ano, em parceria com o Recicla CDL, contemplando outros bairros. Um ponto de coleta de materiais eletrônicos funciona de forma permanente no Terminal Rodoviário Dom Honorato Piazera, na avenida Dom Pedro II.

Fonte: Prefeitura de Lages



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 22°C  MIN: 17°C
veja a previsão completa