Conhecidos os jovens embaixadores que integrarão a Câmara Regional


Categoria Educação
Publicado em 15/04/2015




Os dois jovens embaixadores que representarão a Serra Catarinense na Câmara Regional, que integra o movimento "A Indústria pela Educação", receberam o convite oficial para se engajarem na melhoria da qualidade da educação das mãos do vice-presidente regional da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) - Serra Catarinense, Israel Marcon. A entrega ocorreu na noite de segunda-feira (13) durante reunião do Comitê Técnico do movimento "A Indústria pela Educação", na sede dos Sindicatos Filiados à Fiesc.

A partir de agora, a aluna do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) Luana Macedo Laurentino e o aluno da Escola Municipal de Educação Básica Manoel Thiago de Castro, Samuel da Silva, irão atuar como protagonistas da área e deverão contribuir com o processo de melhoria da educação.

Nesta nova fase, o movimento tem como estratégia aumentar a interação com a juventude. "É importante a participação dos jovens nesse processo. Queremos ouvir suas opiniões e ideais para que possamos entender melhor suas aspirações e também mostrar a eles a realidade do mundo do trabalho", destaca Israel.

O plano de trabalho contempla um conjunto de atividades que envolvem os jovens, estimulando o protagonismo, a liderança, o empreendedorismo e a educação tecnológica.

Para a secretária municipal de Educação, Marimilia Casa Costa Coelho, o projeto gerido pela Fiesc vem agregar à leitura atual de que a educação é compromisso de todos. Para ela os desafios são muitos, mas acredita que se alguma mudança ocorrer na sociedade será através da educação. "Estamos muito felizes com a oportunidade de um aluno da rede municipal de ensino poder fazer parte desta discussão, de poder contribuir para essa mudança".

Não diferente pensa a coordenadora do Fórum Juvenil do Clube das Soroptimistas de Lages, Cléria Araldi. "Nós temos a obrigação física, intelectual e moral de alicerçar os jovens para o amanhã. Somos apoiadoras do movimento", conta ela.

Sobre a Câmara

Com a apresentação dos jovens embaixadores fica cumprida a primeira etapa que era identificar jovens talentos para representar a região serrana. A segunda etapa será a constituição da Câmara Regional, que terá a função de mobilizar toda a comunidade. Os embaixadores Luana e Samuel farão parte desse processo. A Câmara contará, ainda, com a participação de pessoas que tenham conhecimento na área da educação, poder público e empresários.

Segundo a interlocutora do movimento na Serra Catarinense, Cláudia Coelho Pezzi, a Câmara trabalhará junto às empresas, às redes pública e particular de ensino e oportunizará discussões a partir das ideias apresentadas pelos jovens alunos de maneira que eles contribuam para a melhoria da qualidade do ensino e atendam as necessidades da indústria. "O objetivo é aproximá-los do futuro que os espera. Acreditamos que desta forma teremos a melhoria na educação e a competitividade da indústria".

Os estudantes participarão de ações como o Startup Weekend e o Grand Prix de Inovação. Eventos realizados em finais de semana, e em contato com grandes empresas, grupos de jovens criarão e desenvolverão ideias que poderão se tornar produtos no mercado

Fonte: Catarinas



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 22°C  MIN: 18°C
veja a previsão completa