Encerra hoje campanha de vacinação contra a gripe


Categoria Saúde
Publicado em 03/06/2015




O 5 de junho foi estipulado como o último dia da campanha de vacinação contra a gripe após prorrogação determinada pelo Ministério da Saúde. Porém, devido ao feriado de Corpus Christi nesta quinta-feira (4), a sexta será ponto facultativo em Lages, conforme decreto do prefeito interino Toni Duarte. Assim, a imunização segue somente até esta quarta-feira. O público-alvo deve procurar a Central de Vacinas, na Vigilância Epidemiológica, das 8h às 12h e das 14h às 18h, e algumas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que contam com sala de vacina e doses encaminhadas pela Secretaria de Saúde de forma fracionada.

As UBSs prestam atendimento das 8h às 12h e das 13h às 17h. Para receber a dose, a pessoa deverá levar um documento de identidade e a carteira de vacina. Se não a possuir, uma nova carteira será entregue, com o registro desta imunização. O movimento de público na Vigilância está intenso nesta quarta, com formação de grandes filas.

A gerente de Vigilância Epidemiológica, Márcia Spindola, explica que os trabalhos estão concentrados na Vigilância. Ela contabiliza 23 mil pessoas pertencentes ao grupo prioritário de imunização que já receberam a imunização, de um total de meta de 27.500 pessoas - o contingente de meta foi baixado, por isso houve diferenciação da meta divulgada anteriormente.

A meta do Ministério da Saúde é que sejam imunizadas 80% do total de 33 mil pessoas. Lages ainda precisa imunizar cerca de 4.500. “Enfatizamos que, além das 23 mil, foram vacinados 12 mil portadores de doenças crônicas, que são contabilizados à parte. Alertamos para quem ainda não procurou imunizar-se que o faça com urgência”, avisa Márcia.

Vacina trivalente

A dose da vacina trivalente de imunização protege contra o vírus dos três tipos de gripe - Influenza A (H1N1), popularmente conhecida como gripe suína, A (H3N2) e Influenza Sazonal tipo B. O público-alvo, considerado de risco, é formado por idosos acima de 60 anos, gestantes em qualquer período da gravidez, crianças com idade entre 6 meses e menores de 5 anos, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), trabalhadores da área de Saúde, indígenas, pessoas privadas de liberdade e portadores de deficiência física e mental. Os portadores de doenças crônicas também podem receber a vacina gratuitamente na rede pública do Sistema Único de Saúde (SUS).

Contraindicações

A vacina não é recomendada para pessoas com alergia ao ovo, pois ele é utilizado na fabricação do remédio, e também é contraindicada para quem já teve reação anafilática ou alérgica à mesma. A vacina é segura e bem tolerada. Em poucos casos podem ocorrer manifestações de dor no local da injeção ou endurecimento. Um pequeno número de pessoas vacinadas pela primeira vez podem apresentar mal-estar, mialgia ou febre. Todas essas ocorrências dão-se em número bem pequeno de indivíduos, são leves e tendem a desaparecer em 48 horas.

Categorias de risco clínico com indicação para vacina contra Influenza:

Doença respiratória crônica;

Doença cardíaca crônica;

Doença renal crônica;

Doença hepática crônica;

Doença neurológica crônica;

Diabetes;

Pacientes imunodeprimidos;

Obesos grau III;

Transplantados;

Portadores de trissomias: Síndrome de Down, Síndrome de Klinefelter, Sídrome de Wakany, dentre outras.

Fonte: Prefeitura de Lages



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 20°C  MIN: 10°C
veja a previsão completa