Projeto Jovens Empreendedores é lançado na rede municipal


Categoria Economia
Publicado em 12/06/2015




Com objetivo de fomentar a educação e a cultura empreendedora, o curso Jovens Empreendedores – Primeiros Passos foi lançado na noite desta quinta-feira (11) na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Frei Bernardino, no bairro Frei Rogério. O projeto beneficia também a Emeb Cel. Manoel Thiago de Castro, do bairro Santa Clara. É uma parceria entre as Secretarias Municipais de Educação e de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

As oficinas serão realizadas de 11 a 16 de junho e abrange aproximadamente 260 alunos do 1° ao 5° ano nas duas escolas com a participação de 23 professores que passarão por capacitação para realizar as atividades no contraturno escolar. A educação empreendedora proposta pelo Sebrae para o ensino fundamental incentiva os alunos a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade.

A ideia é utilizar a educação como transformadora dos jovens e incentivá-los a quebrar paradigmas. “Esta é mais uma oportunidade de oferecer inovação na rede municipal. Iniciaremos com duas escolas e depois poderá ser disseminado para as demais”, afirma a secretária de Educação, Marimilia Coelho.

O projeto está sendo executado este ano em 25 cidades catarinenses e Lages foi uma das classificadas para receber o curso. “Estamos entusiasmados com o projeto, como uma oportunidade para a nossa cidade. A sociedade precisa de empreendedores, seja no próprio trabalho, com ideias diferentes e também na vida pessoal gerenciando o próprio orçamento. As crianças estão sendo preparadas para um futuro melhor”, diz o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Juliano Chiodelli.

Os alunos aprenderão a buscar oportunidades e ter iniciativas, persistência, correr riscos calculados, independência e autonomia, planejamento e autoconfiança, atributos e atitudes necessários para a gerência da própria vida (pessoal, profissional, social). “Vamos começar a mudar a cultura da nossa região criando oportunidades e deixando de lado o assistencialismo. Eles não irão necessariamente abrir seu próprio negócio, mas muitos valores são utilizados para a vida pessoal, incluindo as características empreendedoras para auxiliar sua comunidade”, diz o coordenador do Sebrae em Lages, Altenir Agostini.

Fonte: Prefeitura de Lages



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 22°C  MIN: 8 °C
veja a previsão completa