Nota de Esclarecimento da Polícia Ambiental de Lages


Categoria Polícia
Publicado em 12/06/2015




A Polícia Militar Ambiental de Lages esclarece que desde o ano de 2006, esteve e está em busca de meios para dar conhecimento de suas ações junto à comunidade. Desta maneira, dispõe de uma assessoria de imprensa própria, a qual busca aproximar o órgão do cidadão facilitando o conhecimento das atividades desenvolvidas em prol da comunidade.

Nesta trajetória diversas medidas foram adotadas, utilizando-se inclusive de policiais para a realização da tarefa de Relações Públicas - RP. Todavia, dois fatores causavam preocupação: o primeiro diz respeito à escassez de efetivo para desempenhar tal tarefa, os quais acumulavam funções administrativas, sobrecarregando-os e gerando ainda acúmulo de trabalho, uma vez que o trabalho de RP não consiste somente em fazer relatos de ocorrências.

Outro fator dizia respeito à habilidade técnica e conhecimento para que as informações fossem repassadas com a qualidade necessária, importando-se com a qualidade e a transparência que essa informação deva chegar. Com base nisso optou-se por buscar recursos e profissionais habilitados para a tarefa. Em razão disto a PMA em Lages passou a captar recursos por meio de convênio com vistas a custear trabalhos voltados à RP prestados por assessor de imprensa. Neste contexto foram possibilitadas diversas ações, tais como planos de divulgação, materiais de gaveta, criação e gerenciamento de perfis em redes sociais, um relacionamento mais próximo com a imprensa local, entre outros fatores que vem enaltecendo o trabalho do órgão em toda a região serrana.

O Estado possui uma estrutura bastante complexa, sendo que a PMA como integrante da PMSC não foge a esta regra, principalmente com relação à escassez de recursos para atender as mais diversas demandas institucionais. Exemplo disso se reflete na frota de viaturas da PMA em Lages, pois todos os veículos, sem exceção, foram adquiridos por meio de projetos de captação de recursos nos setores público e privado. Ou seja, nenhum deles foi adquirido com fontes exclusivas do Poder Executivo detalhadas pelo orçamento do Estado. E assim funcionou também com a assessoria de imprensa, saindo do contexto em que um policial militar, o qual recebe no mínimo R$ 4.500,00/mês atualmente - passará a receber cerca de R$ 5.000,00 em dezembro de 2015 -, treinado para atender os anseios da segurança pública, era utilizado para uma demanda cumulativa e na maioria das vezes sem possuir formação para a tarefa de RP. Deste modo, por meio de uma assessoria de imprensa mantida por convênio local obteve-se um trabalho dedicado e por um valor correspondente a menos de 10% do custo de um policial militar. Trata-se de uma gestão por competência e pautada por parcerias.


Tendo em vista os desafios impostos pela área operacional da gestão pública, principalmente em função da ausência de recursos para informar o cidadão e adotar uma prática de "accountability", atuar na PMA atualmente requer preparo para enfrentar e superar limites, uma vez que o cidadão necessita da prestação de serviços e o meio ambiente requer cuidados. Porém, os recursos destinados são parcos para as tarefas institucionais. Com base nisso, por intermédio de convênios celebrados pelo alto escalão do governo e o setor privado - beneficiado com ações de proteção ambiental em áreas de sua responsabilidade - torna-se possível ter uma estrutura qualificada de prestação de serviços ao cidadão.


No mês de agosto, as queimadas tornam-se um grande problema para a Polícia Ambiental. Tendo em vista que a queima de campo para a renovação de pastagens é um técnica ainda utilizada para o setor econômico pautado pela pecuária em nossa região, a PMA encaminhou a demanda de divulgação deste tema para a atual assessoria de imprensa, com o objetivo de buscar entidades apoiadoras, no sentido de se realizar a queima de campo de forma correta, obedecendo as normas ambientais vigentes. Os veículos de comunicação local devem sim, ser usados para conscientizar os produtores sobre a importância do uso da queima consciente, com isso auxiliar na adequada conservação dos recursos naturais, bem como evitar danos inusitados ao patrimônio e transtornos nas rodovias de nossa região.

Sempre primando pela busca em ofertar a toda a comunidade segurança e de preservar o meio ambiente, nos colocamos à disposição de todos para quaisquer esclarecimentos.

Fonte: PMA de Lages



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 22°C  MIN: 18°C
veja a previsão completa