Sebrae desperta visão empreendedora em professores da rede pública


Categoria Geral
Publicado em 17/06/2015




A capacitação do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEEP) encerrou nesta terça-feira (16). A partir de agora, os professores devem aplicar os conceitos empreendedores em sala de aula.
Os vinte e quatro professores que participam do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), encerram as atividades com muita disposição, brilho nos olhos e ansiedade de colocar em prática tudo que foi aprendido na capacitação. O trabalho com os docentes incluiu dinâmicas, dança e uma oficina de docinhos. Fazem parte do JEPP os alunos do 1º ao 5º ano das escolas municipais Frei Bernardino, localizada no bairro Frei Rogério, e Manoel Thiago de Castro, do bairro Santa Clara.
Durante os três dias de curso, os professores trabalharam temáticas diferentes visando o comportamento, o trabalho em equipe e o autoconhecimento. Ao todo, 240 alunos devem ser beneficiados com o programa. Para a instrutora JEPP Sebrae, Neusa Shumacker, os educadores absorveram muito bem a metodologia do projeto. “O entusiasmo de cada nas atividades foi gratificante. Não tenho dúvidas de que os projetos desenvolvidos por estas escolas serão destaque e modelo para toda a região”, diz.
O JEPP é uma iniciativa do Sebrae de incentivo à educação empreendedora nas escolas de ensino fundamental, que visa disseminar a cultura empreendedora entre crianças e adolescentes e prepará-las para o futuro. Cada professor recebeu do Sebrae um material didático que será utilizado por eles em sala de aula. Para o professor Rodrigo Tristão, o desenrolar do curso foi uma grande surpresa. “Não tinha a menor noção de empreendedorismo e muito menos de como transmitir isso aos meus alunos. Com as atividades desenvolvidas aqui e os conceitos baseados no material do Sebrae será muito fácil a aplicação”, diz reforçando que pretende iniciar o projeto já na próxima semana em sua escola.
O projeto terá o acompanhamento do Sebrae. No dia 3 de julho, a instrutora Neusa retorna a Lages para formular juntos com professores o planejamento estratégico para aplicação do empreendedorismo nas escolas. O professor Cristian Roberto Antunes, da escola Manoel Tiago de Castro, explica que esse planejamento é extremamente importante, pois além de interferir no comportamento do aluno, as atividades devem envolver toda a comunidade. “Mais do que despertar o empreendedorismo no aluno, queremos trabalhar o contexto de comunidade. A partir de um estudo sobre a aceitação dos conceitos, iremos lançar as metas”, conta.

Fonte: Catarinas



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 22°C  MIN: 18°C
veja a previsão completa