Seminário discute a conservação do solo


Categoria Meio Ambiente
Publicado em 18/06/2015




Esta quarta-feira (17) é voltada à conscientização sobre a preservação do solo. O seminário “Educação para Conservação do Solo”, que integra a programação do Mês do Meio Ambiente, acontece no auditório da Câmara de Vereadores, das 13h30min às 21h30min, com intervalos. O evento reúne estudantes, educadores, engenheiros agrônomos, gestores ambientais e a comunidade. Os palestrantes são o professor Tassio Rech, da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), e a professora Letícia Cequinato, do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV).

Questões relacionadas ao solo são colocadas em evidência na programação considerando que 2015 foi instituído o Ano Internacional do Solo pela Organização das Nações Unidas (ONU), conforme explica a bióloga da Secretaria de Meio Ambiente, Michelle Pelozato. A expectativa é que a iniciativa sirva para mobilizar a sociedade para a importância dos solos como parte fundamental do meio ambiente e os perigos que envolvem a degradação deles em todo o mundo.

O objetivo do seminário é chamar a atenção para a contaminação do solo e suas consequências, alertando a população e despertando a consciência quanto à preservação. “Falamos tanto na contaminação da água e do ar, mas esquecemos de que o solo é a grande fonte de absorção de todos os poluentes, que acabam repassando para as águas. Eventos como este, que tratam o tema com tanta propriedade e seriedade, são essenciais para se chegar ao objetivo que é a conscientização”, destaca a engenheira agrônoma Katja Volkert.



Programação continua

O Mês do Meio Ambiente seguirá com outras atividades, como mostra de trabalhos nas escolas, pedalada ecológica no dia 28, com saída às 9h da praça Joca Neves, e o Seminário Regional do Meio Ambiente, no dia 29, às 9h, no Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac).

Desde o início de junho estão sendo realizadas visitas de estudantes ao Parque Natural, Mostra Bichos do Sul, no Centro Ambiental e no Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), educação ambiental com o eco-ônibus da Fundação do Meio Ambiente (Fatma) nas escolas e uma série de outras atividades.



Parcerias

A programação foi elaborada pela Secretaria de Meio Ambiente com apoio de instituições como a Polícia Militar Ambiental, Grupo Garis, Serviço Social do Comércio (Sesc), Instituto José Paschoal Baggio, Uniplac, Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures), Instituto das Águas e Biodiversidade da Serra Catarinense, Consórcio Intermunicipal da Serra Catarinense (Cisama), Secretaria de Estado de Educação, Instituto Federal de Santa Catarina (Ifsc) e Bacia Rio Canoas, com patrocínio da Funserra e Tractebel Energia.

Fonte: Prefeitura de Lages



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 23°C  MIN: 8 °C
veja a previsão completa