Atendimentos por doenças respiratórias aumentam nesta época do ano


Categoria Saúde
Publicado em 18/06/2015




Desde que as temperaturas começaram a baixar na Serra catarinense, o índice de atendimentos em decorrência das doenças respiratórias subiu cerca 80% no pronto-atendimento Tito Bianchini e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Lages. Com a proximidade do inverno, estação mais fria do ano, os problemas respiratórios aparecem com mais intensidade, mas cuidados simples no cotidiano podem contribuir para afastar o vírus da gripe e demais doenças do gênero.

A melhor maneira para evitar doenças respiratórias que acometem grande número de pessoas, tanto crianças quanto idosos, conforme explica o diretor do pronto-atendimento, Raphael Cascaes, continua sendo a prevenção. “É preciso evitar a aglomeração em ambientes fechados. E a ingestão de grande quantidade de líquido, principalmente água, é indispensável”, orienta.

Outro cuidado eficaz é referente à higiene, principalmente das mãos, com a utilização de álcool em gel número 70 antes das refeições e após contato direto com pessoas em ambientes públicos. “Um dos perigos iminentes nestes casos é a automedicação. Quando os primeiros sintomas da gripe ou resfriado aparecem, o ideal é consultar um profissional”, alerta Raphael.

Os primeiros sintomas de gripe são febre, tosse seca com expectoração, dores no corpo e nas articulações. Geralmente os indícios se manifestam pelas vias aéreas superiores (tosse, coriza, cefaleia, dor na garganta, mal-estar) e quando estes sinais não são devidamente cuidados, há grande chance de desencadear quadros mais graves como broncopneumonia ou pneumonia.

Como na Serra é muito comum o uso do fogão a lenha, lareiras ou aquecedores, cuidados precisam ser tomados quanto à oscilação de temperatura. “Uma mudança brusca de um ambiente climatizado para o frio pode repercutir negativamente em muitos fatores”, diz. Quem mais sofre em decorrência das doenças respiratórias são crianças e idosos, por serem mais vulneráveis ao vírus da gripe. Mesmo com a campanha nacional de vacinação contra a doença ter atingido a meta no município, esse público não está livre de ser acometido por um resfriado.



Estratificação de risco

Para a ação do pronto-atendimento Tito Bianchini ser mais eficaz, a equipe está implantando na central a estratificação de risco. O serviço já é prestado nas UBSs, resultando em agilidade no atendimento, aliado à humanização e término das filas de espera. Para atender a demanda, os profissionais que atuam no Tito Bianchini passaram por capacitações.

Aos poucos a estratificação está sendo incorporada no pronto-atendimento. “Pedimos compreensão e paciência das pessoas, uma vez que, pela estratificação, todos serão atendidos de acordo com o grau de gravidade que aparenta o quadro do paciente”, acrescenta o diretor.

Raphael salienta que o primeiro atendimento que a pessoa precisa buscar é na unidade de saúde do bairro onde mora. “As pessoas vêm direto ao Tito Bianchini, o que faz aumentar significativamente a nossa demanda. O correto é que procurem a UBS e, depois, se necessário, o paciente será transferido”, finaliza.

Fonte: Prefeitura de Lages



Links Patrocinados




Previsão do Tempo


Hoje em Lages, SC:



MÁX: 22°C  MIN: 8 °C
veja a previsão completa